A Copa do Mundo conquistou Lionel Messi

A Argentina foi tricampeã do mundo no último domingo. O título foi a consagração de Lionel Messi. A grande lenda da seleção buscava o título mais importante do mundo, o único que lhe faltava na carreira, para encerrar qualquer tipo de discussão sobre ele e Maradona. Mas no fim das contas, Lio não precisava disso.

A deficiência hormonal que afetou crescimento do craque argentino
A deficiência hormonal que afetou crescimento do craque argentino

O jovem argentino que tinha problema nas pernas e foi acolhido pelo Barcelona na Espanha conquistou tudo que poderia na carreira. 10 campeonatos espanhóis, 4 vezes campeão da Uefa Champions League, 3 vezes campeão mundial de clubes, 7 vezes ganhador da Bola de Ouro e quase 800 gols oficiais na carreira. Poderíamos ficar aqui o dia todo descrevendo os títulos por clubes e individuais de um dos maiores – se não o maior – jogador de todos os tempos desse esporte. Mas a sua genialidade basta por si só.

Mas falemos apenas da história na seleção. O craque argentino sofreu com duras críticas durante muitos anos por não atuar na seleção da mesmo forma que era brilhante com a camisa do Barcelona, principalmente. A albiceleste viveu anos e anos de seca, sem títulos. Mas será que isso tudo era culpa de Messi?

Messi desiste da seleção após novo fracasso da Argentina
Messi desiste da seleção após novo fracasso da Argentina

Durante muitos anos enfrentou gerações marcantes e repletas de estrelas da seleção brasileira na América do Sul. As Copas Américas eram quase sempre do Brasil. Quando teve 2 chances contra o Chile, falhou nas duas. Parecia a sina de Lionel não vencer nada com a camisa de seu país. Por conta das críticas, chegou até se aposentar da seleção.

Mas ele voltaria. Ele precisava voltar. Ele queria se provar, mesmo não precisando provar nada a ninguém.

Argentina x Alemanha - Final da Copa de 2014
Argentina x Alemanha – Final da Copa de 2014

Em 2014, na Copa disputada no Brasil, Messi foi Messi sem seu estado puro. Carregando o time nas costas, decidindo jogos, chamando a responsabilidade. Fazendo gols, dando assistências, o craque levou a Argentina para a grande decisão no Maracanã. E diante da poderosa Alemanha, vindo de um 7 a 1 em cima dos donos da casa, foi derrotado apenas na prorrogação. O gol perdido por Higuaín deve ter ficado na cabeça da lenda até este domingo. O prêmio de craque do mundial não serviu nem de consolação, tamanha tristeza do astro no pódio. Derrota dolorosa, mas que não o faria desistir.

Em 2018, uma campanha bem fraca, com diversos problemas do elenco com o treinador. Assim, vindo para sua última copa do mundo no Catar, Lionel veio “com a faca nos dentes”. Durante toda a competição, foi o craque do time. Decidiu quando precisou. Chamou a responsabilidade e, novamente, colocou a Argentina nas finais. Na decisão, num duelo de gerações contra Mbappé, marcou duas vezes, converteu sua penalidade e foi fundamental para o tri. Merecidamente Craque da Copa, campeão e enfim, a sensação de dever cumprido. O título que faltava, não falta mais.

Muitos craques não ganharam copas do mundo. Mas dessa vez, podemos dizer que não foi Messi quem ganhou a Copa. A Copa pode ter a honra de falar que possui Lionel Messi.

E acabaram as discussões. Numa mesa, sentam Pelé e Messi. E apenas eles. Ninguém mais.

0