Athletico bate o Fluminense e encosta na ponta
O Athletico Paranaense recebeu o Fluminense neste sábado, às 19:00. A partida, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada na Arena da Baixada, casa do rubro-negro do Paraná. Mesmo com time misto, por conta da decisão pela semifinal da Libertadores na terça-feira, o Furacão conseguiu levar a melhor e bater o tricolor das laranjeiras pelo placar de 1 a 0.
Felipão colocou um time um tanto quanto alternativo em campo. Apenas Pedro Henrique dos titulares, além de Hugo Moura, que está suspenso e não jogará no meio de semana. Pelo lado do Fluminense, Fernando Diniz elegeu Nathan como substituto de Nonato, que foi vendido.
A bola rolou e, como esperado, o Fluminense tentava ficar mais com a bola. Por outro lado, o Furacão pressionava a marcação e tentava ser mais direto quando conseguia o desarme. A característica dos times sendo seguida bem a risca. O Flu tentou chegar pelos lados, usando a velocidade de Jhon Arias, principalmente. O Athletico chegou com perigo em cabeçada de Rômulo. O jogo era bastante equilibrado. Aos 25 minutos, em jogada pela esquerda, Tomás Cuello acertou lindo cruzamento na cabeça de Pablo. O atacante só desviou e colocou no fundo da rede. 1 a 0 Athletico e explosão do bom público rubro-negro em Curitiba.
O Fluminense então partiu para cima. Passou a ficar mais ainda com a bola, mas não conseguia achar espaços no forte sistema defensivo montado por Felipão. O Athletico se defendia muito bem e não corria riscos. O goleiro Anderson não foi obrigado a fazer nenhuma defesa na primeira etapa. Apesar de mais de 75% de posse de bola, o Tricolor não acertou um chute sequer na meta Athleticana.
Para a segunda etapa, Diniz ousou como costuma fazer. Sacou o zagueiro David Braz e colocou Martinelli. Também colocou Marrony no lugar de Matheus Martins. E foi o próprio Marrony que chegou com perigo. Após cruzamento da esquerda, o atacante ganhou do zagueiro, mas cabeceou em cima do goleiro. Em seguida, a resposta. Vitor Bueno recebeu na entrada da área e bateu mascado para boa intervenção de Fábio.
O Flu tentava de tudo em busca do gol de empate, mas não conseguia ser o time efetivo que faz muitos gols quando atua, principalmente, no Maracanã. Fora de casa tem tido mais dificuldades. Jhon Arias e Marrony eram os mais acionados. Aos 30 da etapa final, após cruzamento, a bola foi desviada por Willian, mas Ganso chegou atrasado e não conseguiu empurrar pro gol.
O Athletico se defendeu muito bem. Não dava muitos espaços para o Flu, que também não esteve nos seus melhores dias. Apesar de muito tentar, os visitantes não conseguiram chegar ao 1 a 1. Final de jogo. Vitória importantíssima do Athletico Paranaense, que igual o próprio Fluminense com 42 pontos, mesmo com time alternativo em boa parte do campeonato. A campanha é boa e o time vai embalado para o confronto de volta da Taça Libertadores. Já o Fluzão, perde mais uma chance de diminuir sua diferença para o líder. Jogando contra um Furacão reserva, o ideal seria levar os 3 pontos.