Athletico Paranaense 3 x 0 Botafogo: Furacão bate o Fogão e se garante na fase de grupos
O Athletico Paranaense recebeu o Botafogo neste domingo, às 16:00. A partida, que era válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, aconteceu no Estádio da Arena da Baixada, casa da torcida do rubro-negro paranaense, com bom público para apoiar o time no grande jogo da rodada. Com clima de final, o Furacão foi melhor e conseguiu construir o placar na segunda etapa, fazendo 3 a 0 e se garantindo na sexta colocação.
Antes de a bola rolar, Felipão trouxe uma equipe com 3 volantes, dando mais liberdade para Terans criar e servir Vitinho e Vitor Roque, ótimas opções de velocidade no ataque. Já o Fogão, apostou na grande fase de Lucas Fernandes e nos gols de Tiquinho Soares. Luís Castro sabia que só a vitória interessava e muito passaria pelos pés dos dois.
O jogo começou bastante disputado, estudado e até brigado. Com os times querendo correr pouquíssimos riscos. O clima de tensão dominava a Arena, pois quem perdesse, provavelmente não pegaria nem G-8. As primeiras boas chances começaram a aparecer por volta dos 30 minutos. O Furacão era quem tentava mais incomodar a meta adversária. Em bela jogada, Terans driblou e cruzou. O zagueiro do Botafogo quase jogou contra própria meta. No escanteio, após bate e rebate, quase gol de Erick. Logo em seguida, Terans aprontou de novo. O passou pelo marcador e mandou uma bomba de direita, que explodiu na trave de Lucas Perri. Abner, na sequência, bateu cruzado, mas ninguém conferiu.
Após um início de primeiro tempo estudado, o Furacão se encaixou e foi melhor nos minutos finais. Na segunda etapa, o time da casa continuou indo para cima e o gol parecia questão de tempo. Logo aos 6 minutos, após cobrança de escanteio, Lucas Perri defendeu de soco, mas a bola bateu no seu defensor e entrou. Gol contra do zagueiro Adryelson. 1 a 0 Athletico. Festa na Arena.
O Furacão continuou em cima. Aos 10, gol anulado de Vitor Roque após impedimento de Vitinho no início da jogada. Mas o segundo gol não demoraria de fato a sair. Terans invadiu a área costurando a defesa do Botafogo e a bola sobrou para o próprio Vitor Roque. O garoto bateu firme e venceu Lucas Perri. 2 a 0. Vaga no G-6 muito bem encaminhada.
Com o resultado adverso, o Fogão tentou ir para cima. Adryelson tentou se redimir do gol contra, após lance de bola parada, mas parou em defesa espetacular de Bento. Mas o Athletico era mais time e continuava levando mais perigo. Já nos acréscimos, meio aos trancos e barrancos, Erick invadiu a área, passou pelo zagueiro e, com a bola dominada, acertou lindo chute no ângulo. Golaço, 3 a 0 e passa a régua.
Fim de jogo. O Furacão se garante na fase de grupos da Taça Libertadores e deixa Atlético Mineiro e Fortaleza na pré. O Fogão encerra sua participação na 11ª posição e disputará a Copa Sul-Americana no ano que vem. Faltou uma vitória para o alvinegro carioca, mas o projeto é bom e tende a render frutos.