Athletico x Palmeiras: Escalações e tudo sobre o jogão da Libertadores
O Athletico Paranaense recebe o Palmeiras nesta terça-feira, às 21:30. A partida é válida pelo confronto de ida da fase semifinal da Taça Libertadores da América e será disputada na Arena da Baixada, que promete estar completamente lotada pela torcida do rubro-negro paranaense. O Furacão tenta retornar à final da competição após a derrota em 2005 para o São Paulo. Por outro lado, o Verdão tenta alcançar a terceira final consecutiva e também levantar o tricampeonato seguido.
O Athletico chega para esta semifinal após classificação heroica em solo argentino. Nas quartas, após empatar por 0 a 0 na Arena, o Furacão foi até a La Plata e eliminou o Estudiantes (até então invicto como mandante) pelo placar de 1 a 0, com gol do garoto Vitor Roque. O time vinha se mantendo bem na temporada, mas começou a oscilar naturalmente, enquanto disputavas as três competições. Agora sem a Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari tem priorizado a Libertadores e aposta todas a suas fichas neste duelo. A esperança do rubro-negro é repetir o último confronto contra o alviverde paulista. No Allianz Parque, com time alternativo pelo Brasileirão, o Athletico aplicou um surpreendente 2 a 0 no time de Abel Ferreira. O Furacão também tem a seu favor a força da Arena da Baixada, onde o time tem 4 vitórias e 1 empate na competição.
Já o Verdão vive seu melhor momento na temporada. São 12 jogos de invencibilidade, com 8 vitórias no período. O time de Abel carrega longa série invicta jogando como visitante pela Libertadores. Já são 20 jogos sem derrota quando atua longe do Allianz Parque, sendo um visitante um tanto quanto indigesto. Nas quartas, o time precisou mostrar muita capacidade de superação. Na primeira partida, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Atlético no Mineirão e, mesmo assim, buscou o empate, trazendo o 2 a 2 para São Paulo. Na volta, em jogo duríssimo, o Verdão chegou a ficar com 9 atletas em campo, com as expulsões de Danilo e Scarpa. Ainda assim, segurou o 0 a 0 e avançou nas penalidades máximas.
Após poupar jogadores no fim de semana, o Athletico contará com o retorno dos suas principais estrelas. Existem dúvidas no meio e no ataque. Terans e Alex Santana disputam vaga na criação. Já no ataque, Pablo e Vitor Roque brigam pela titularidade.
Um provável Athletico tem: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho e David Terans (Alex Santana); Cuello, Canobbio e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Já o Verdão chega para a partida com importantes desfalques. Expulsos na classificação contra o Galo, Danilo e Gustavo Scarpa não jogam. O volante, aliás, pegou dois jogos de suspensão e só volta em uma eventual final. Gabriel Menino deve fazer a dupla de volantes com Zé Rafael. Para a vaga de Scarpa, Abel pode escolher Wesley ou Bruno Tabata. Também pode escalar Flaco López, deslocando Rony para a ponta.
Um provável Palmeiras deve vir com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Wesley (López ou Bruno Tabata) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
A arbitragem do jogo será chilena. Roberto Tobar comanda o apito, auxiliado nas bandeiras por Christian Schiemann e Claudio Rios. O VAR será responsabilidade de Juan Lara, também chileno.
Jogo duríssimo, como uma boa semifinal de Libertadores. Duelos domésticos nunca são fáceis. O Furacão promete fazer dois jogos duríssimos contra o atual campeão. Palmeiras favorito, mas nada se define na véspera.