Atlético/MG x Juventude: Por vaga na Libertadores, Galo recebe o Juventude
O Atlético Mineiro recebe o Juventude nesta quinta-feira às 19:30. A partida é válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e acontecerá no Estádio do Mineirão, casa da torcida todo Galo alvinegro de Minas Gerais. No primeiro turno, na décima quinta rodada, vitória do Galo no Alfredo Jaconi, pelo placar de 2 a 1. Hulk e Sasha marcaram para o time mineiro, enquanto Moraes Jr descontou para os gaúchos. Agora, contra o virtual rebaixado, o Atlético não espera nada menos que os 3 pontos para seguir sonhando com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Atualmente em sétimo lugar com 48 pontos, o Galo parecia que iria apresentar uma melhora, quando ganhou 2 partidas seguidas. Porém, nas últimas 3 rodadas, o time do técnico Cuca não conseguiu sequer balançar as redes. Empates por 0 a 0 contra Ceará e Fortaleza e derrota por 1 a 0 para o Flamengo no Maracanã frearam a reação do Atlético. O time ainda sonha em chegar pelo menos na sexta colocação e, dependendo do vencedor da Libertadores, beliscar uma vaguinha na fase de grupos da Libertadores. Hoje está 3 pontos atrás do Athletico Paranaense atual 6º lugar, porém, com 2 vitórias a menos.
Já o Juventude, pode ser rebaixado já nesta quinta-feira. Caso não vença o Atlético no Mineirão, o time Jaconero estará matematicamente na Série B em 2023. A queda é inevitável, mas o alviverde tenta postergar o máximo possível. Enquanto houver esperanças, lutarão. O time de Caxias do Sul não vence uma partida há 14 rodadas, o que torna ainda mais impensável uma vitória nesta quinta-feira, diante de um adversário que ainda tem pretensões dentro da competição. A defesa também tem sido um ponto fraco, já que em todos os 14 jogos, o time sofreu gol.
Com o ataque em má fase, Cuca pode promover mudanças na frente ofensiva. Pavón e Ademir brigam por vaga. O time segue com os mesmos desfalques da última rodada: Arana, Pedrinho, Igor Rabelo e Hulk seguem de fora por conta de diferentes lesões.
Um provável Atlético tem: Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho (Nacho Fernández); Pavón (Ademir), Sasha e Keno. Técnico: Cuca.
Com a queda iminente, o Juventude deve utilizar o restante do ano para observar atletas. Assim, Lucas Zanella deve promover mudanças no time titular. O único desfalque certo é Vitor Mendes, emprestado pelo Galo. No gol, César recebe mais uma oportunidade. Assim como Yuri Lima, que aumenta a marcação no meio de campo.
Um provável Juventude tem: César; Paulo Henrique, Thalisson, Nogueira e Rodrigo Soares; Élton, Jadson e Yuri Lima; Capixaba, Chico e Isidro Pitta. Técnico: Lucas Zanella.
A arbitragem será de Sávio Pereira Sampaio, do Distrito Federal. Daniel Henrique da Silva Andrade e Fernanda Kruger serão os auxiliares das bandeiras. O VAR será o paulista Adriano de Assis Miranda.
Em tese, jogo tranquilo para o Atlético. Bem mais time, contra um adversário quase rebaixado e que não consegue vencer ninguém. Dentro da normalidade, o Galo vence fácil e confirma a queda do Juventude ainda nesta quinta-feira.