Campeonato Paulista encerra a primeira fase com rebaixados e confrontos definidos no mata-mata
Nesse domingo se encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista. Após 12 rodadas se definiram os últimos classificados e os rebaixados e não deixamos de ter surpresas na rodada final da fase de grupos.
Postagens relacionadas
Na parte de cima da tabela Palmeiras, São Bernardo, São Paulo, Água Santa, Corinthians, Bragantino, Botafogo e Ituano. Essas oito equipes formam as quartas de final da competição que começam a ser disputadas já no próximo final de semana. Na parte de baixo da tabela São Bento e Ferroviária não escaparam e foram rebaixadas. A Lusa conseguiu de forma quase que milagrosa escapar após vencer fora de casa o Mirassol. Novamente a grande decepção foi o Santos. Novamente não conseguiu avançar para a segunda fase do estadual. Já é o terceiro ano seguido que o Peixe cai ainda na primeira fase da competição.
Nas quartas de final as equipes se enfrentam em jogo único, com mando de campo para o líder de cada grupo. As definições de datas e horários dos jogos ainda serão feitas pela Federação Paulista de Futebol, nesta segunda-feira, às 15h, na sede da entidade.
Os confrontos das quartas de final ficaram definidos dentro de cada grupo da seguinte forma:
Grupo A: Red Bull Bragantino x Botafogo-SP
O Bragantino entra com a vantagem de jogar em casa. Com 20 pontos a equipe liderou o Grupo A e na classificação geral ficou com a 6ª colocação. O Botafogo somou 14 pontos e superou o Santos no saldo de gols para ficar com a segunda colocação. A equipe de Bragança entra nas quartas de final com o favoritismo, mas a equipe de Ribeirão Preto já se mostrou capaz de incomodar.
Grupo B: São Paulo x Água Santa
Líder do Grupo B o São Paulo superou o segundo colocado Água Santa no saldo de gols. O Tricolor teve uma primeira fase com altos e baixos, mas aos poucos parece encontrar um caminho sob o comando de Ceni. O Água Santa somou os mesmos 23 pontos do São Paulo e pode ser uma surpresa se o São Paulo não se cuidar.
Grupo C: Corinthians x Ituano
O Corinthians liderou com folgas o Grupo C. Com 22 pontos o Timão decide em casa, o que é um fator muito positivo, já que em casa o Timão não perdeu em 2023. Do outro lado o Ituano que conseguiu além do rebaixamento a classificação no Grupo C somando apenas 12 pontos. A classificação se deu após boa vitória em casa contra o Mirassol. Jogo em tese fácil para o Corinthians, mas o Ituano entra como franco atirador e pode surpreender.
Grupo D: Palmeiras x São Bernardo
O Palmeiras decide em casa contra o adversário mais complicado da fase de grupos. Apesar de ter a melhor pontuação da fase de grupo o Verdão encara o São Bernardo, que teve a segunda melhor pontuação geral da primeira fase e que venceu dois grandes, São Paulo e Corinthians. Jogo complicado para o Palmeiras de Abel Ferreira.
Mesmo no mata-mata, a pontuação conquistada seguirá sendo somada à classificação geral, o que pode modificar os mandos de campo nas próximas fases.