Catar x Equador: Tudo sobre o jogo de abertura da Copa do Mundo
O Catar encara o Equador neste domingo, às 13:00. A partida é o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022, é válida pelo grupo A da competição e será disputada no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Com todos os olhos do mundo voltados para o jogo, as duas seleções querem fazer bonito logo na estreia para sonhar com a classificação.
Começando pelos donos da casa, os estreantes em Copas do Mundo. A seleção do Catar chega para este mundial com a esperança de se classificar para as oitavas de final. O time não quer repetir o feito da África do Sul, que até hoje é o único anfitrião a ser eliminado já na fase de grupos. Para isso, o time do técnico Félix Sánchez aposta na força do entrosamento de seus atletas, já que dos 26 convocados, metade atua no mesmo clube, o Al-Sadd, grande time do país. Além do Catar, apenas a Arábia Saudita tem todos os seus jogadores atuando no próprio país.
O Equador, por outro lado, além de participar da grande festa de abertura, se vê na obrigação de vencer os donos da casa na estreia para continuar acreditando na vaga. Isso porque, dentro do grupo, a seleção Catari é vista como a mais fraca. Sendo assim, perder pontos para eles poderia significar uma eliminação precoce. Classificados em quarto lugar nas eliminatórias Sul-Americanas, os equatorianos voltam aos mundial após não conseguirem a vaga e ficarem de fora da Rússia em 2018. O time de Gustavo Alfaro pretende fazer bonito e chegar, pelo menos, nas fases de mata-mata.
O espanhol Félix Sanchez claramente apostará no entrosamento para montar sua equipe. Utilizando muitos jogadores que se conhecem, atuam juntos ou são rivais frequentes, o técnico imagina que esse entrosamento pode fazer a diferença positivamente para seu time. Destaque para Almoez Ali e Akram Afif.
Um provável Catar para a estreia deve ter: Al-Sheeb; Al-Rawi, Salman e Abdelkarim Hassan; Pedro Miguel, Hatim, Boudiaf e Homan Ahmed; Almoez Ali, Akram Afif e Al-Haydos. Técnico: Félix Sánchez.
Já Gustavo Alfaro, tentará repetir o feito histórico de chegar às oitavas, que só ocorreu em 2006. É a quarta participação dos equatorianos em copas e o time pretende fazer história. Destaques para Enner Valencia, Gonzalo Plata e Moisés Caicedo.
Um provável Equador terá: Alexander Domínguez (Hernán Galíndez); Angelo Preciado, Felix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñán; Carlos Gruezo, Cifuentes e Moisés Caicedo; Gonzalo Plata e Romario Ibarra; Enner Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro.
A arbitragem será de um dos melhores do mundo, o italiano Daniele Orsato. Nas bandeiras, auxiliam Ciro Carbone e Alessandro Giallatini. O VAR será divulgado pela FIFA até horas antes do jogo.
Por se tratar de uma estreia, normalmente traz consigo toda aquela carga emocional e uma tensão bem diferente. O Equador é mais time, mas terá a torcida e a ansiedade como adversários. O Catar buscará reverter essa empolgação positivamente dentro de campo. Sul-Americanos são mais time, mas não podem vacilar contra os donos da casa.
Enfim, a Copa chegou!