Ceará bate o Santos e se afasta do Z-4
O Ceará recebeu o Santos neste sábado às 16:30. A partida, válida pela vigésima sexta rodada do Campeonato Brasileiro, a sétima do segundo turno, foi disputada na Arena Castelão, casa do Vozão. Em jogo de muita disputa e erros defensivos, o Vozão levou a melhor sobre o Peixe e saiu com a vitória pelo placar de 2 a 1.
Antes de a bola rolar, Lucho González, contando com alguns desfalques, colocou Guilherme Castilho e Zé Roberto nas vagas de Vina e Jô. Já o técnico Lisca, tentou manter a base da equipe, apostando nos gols do artilheiro Marcos Leonardo. Com o início do jogo, o Peixe até tentou ficar mais com a bola e atacar o adversário mesmo jogando fora de casa. Mas o começo da partida não poderia ter sido melhor para o Vozão. Logo aos 5 minutos, Nino Paraíba fez boa jogada pelo meio e achou lindo passe para Guilherme Castilho. O meia saiu cara a cara com João Paulo e só tirou do goleirão Santista. 1 a 0 Ceará, para explosão da torcida alvinegra, que compareceu em bom público na Arena Castelão.
O Peixe tentou ir atrás do prejuízo, mas pecava na falta de criatividade. O Ceará, empurrado pela torcida, ia para cima quando tinha a bola. Aos 19 minutos, Guilherme Castilho quase deixou seu segundo, após cobrança de falta da lateral que fez curva, enganou João Paulo e bateu na trave. O primeiro tempo era todo do Vozão. Aos 29 minutos, Eduardo Bauermann foi recuar a bola para João Paulo e deu um presentaço para Zé Roberto. O centroavante só teve o trabalho de passar pelo goleiro e empurrar para o gol vazio. Falha feia. 2 a 0 Ceará. O time de Lisca precisava se encontrar.
Na volta da segunda etapa, Lisca lançou Nathan, Lucas Pires e Luan, afim de dar um sangue novo e mexer com a criação da equipe. Lucho perdeu Nino Paraíba por lesão e colocou Michel Macedo. O jogo seguiu no mesmo ritmo da primeira etapa. Apesar de ter a bola, o Santos errava na criação. Precisou de uma ajuda do próprio Ceará para chegar ao gol. Aos 11 minutos, após bola mal recuada, Marcos Leonardo ficou na cara de João Ricardo e descontou. Presente retribuído. 2 a 1 e o Peixão estava de volta ao jogo.
Ainda assim, os erros do sistema ofensivo santista se repetiam. Muitos passes errados, pouca inspiração e muita dependência das jogadas individuais de Soteldo. O baixinho venezuelano não parecia estar em um grande dia. Aos 27, fez bom cruzamento e, após bate e rebate, Lucas Braga finalizou desviado e quase enganou João Ricardo, mas o goleirão conseguiu se recuperar e evitar o empate.
Já no fim do jogo, Marcos Leonardo fez linda jogada, se livrou de dois defensores, invadiu a área, mas na hora do chute, a bola explodiu no zagueiro e foi para escanteio. Fim de partida. Mais uma derrota e desempenho bem a baixo da crítica para Lisca, que já vem sendo cobrado pela torcida. Já o Ceará, volta a vencer após 7 rodadas e consegue importantes 3 pontos na sua fuga da zona de rebaixamento.