Com gol de bicicleta de Pedro, Flamengo bate o Athletico e está nas semis
O Athletico Paranaense recebeu o Flamengo nesta quarta-feira, às 21:30. A partida, válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, foi disputada na Arena da Baixada, casa do Furacão do Paraná. Na partida de ida, no Maracanã, o Flamengo bem que tentou, mas não conseguiu furar a retranca montada por Felipão e o 0 a 0 veio para Curitiba. Em novo jogo disputadíssimo, o gol de meia-bicicleta de Pedro deu a vitória e a vaga nas semis para o rubro-negro do Rio de Janeiro.
A festa da torcida do Furacão começou antes mesmo da bola rolar. Com as famosas “ruas de fogo”, a massa recebeu o ônibus do time em êxtase, de forma a passar energia antes do jogo. Com a bola rolando, muita disputa e vontade de ambos os lados. Raphael Claus teve dificuldade em controlar o excessivo número de faltas – por vezes pesadas – no primeiro tempo.
O Flamengo, como de costume, tinha mais a bola e tentava trabalhar no campo de ataque, para abrir espaços na defesa do Athletico. Os donos da casa, por sua vez, vieram novamente com 3 zagueiros e 3 volantes, mesma estratégia utilizada na partida de ida e que parou o time carioca. Os times tentavam em chutes de longe. Arrascaeta e Fernandinho tentaram finalizar de fora da área, mas não assustaram. O Fla era bastante perigoso nas bolas paradas, que no final de semana funcionaram muito bem.
O Furacão se fechava muito bem. Deixava o Fla trocar passes e buscava aproveitar os erros do adversário para contra-atacar. Abner e Terans eram os mais acionados pela esquerda. O primeiro tempo foi bastante movimentado, intenso, mas com poucas chances claras de gol. Flamengo ligeiramente melhor.
Para o segundo tempo, os times não tiveram modificações. Porém, o Mengão parecia bem disposto a não deixar o jogo ir para os pênaltis. A pressão aumentou. Nos primeiros 10 minutos, em finalizações de Rodinei e Arrascaeta, o Fla obrigou o goleiro Bento a fazer duas boas defesas.
Só dava Fla, que já merecia o gol. E aos 11 minutos, a bola finalmente entrou. Após grande cruzamento de Rodinei pela direita, o centroavante Pedro deu uma linda meia-bicicleta e colocou no fundo da rede. 1 a 0 Mengão, merecidamente. O time de Dorival era melhor e buscava muito mais o gol que o adversário.
A partir daí, Felipão teve que mudar. Lançou os atacantes Cuello, Vitinho e Canobbio para tentar incomodar o adversário. Aos 20 minutos, Erick mandou uma bomba de fora e Santos mandou para escanteio. Com a vantagem, o time do Flamengo passou a administrar a partida. Quando tinha a posse de bola, trabalhava tentando achar espaços, mas esperava o Athletico em seu campo.
Aos 29, em uma das escapadas, Pedro saiu cara a cara com Bento e só rolou para Gabigol que, sem goleiro, mandou na trave. Gol perdido que poderia fazer falta. O Furacão passou a ter mais a bola, rodou de um lado para o outro, e tentou vários cruzamentos, todos muito bem tirados pela zaga do Fla. Fabrício Bruno e Léo Pereira tiveram excelente atuação.
Fim de jogo. Flamengo classificado aguarda quem passar entre América/MG e São Paulo. Em jogos parecidos, desta vez o Mengão conseguiu furar a retranca do Furacão com um golaço. Já o Furacão, soube competir, mas faltou criatividade com a bola no pé para bater de frente com um dos grandes times do Brasil.