Convocação da Seleção Brasileira: Tite anuncia lista dos 26 convocados para a Copa
Em evento na sede da CBP, no Rio de Janeiro, o treinador Tite anunciou os 26 nomes que irão representar o Brasil na Copa do Mundo. A lista não teve grandes surpresas, a maior delas foi a presença do lateral direito Daniel Alves, que está atualmente no Pumas, do México. “O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental” disse Tite.
Confira a lista completa:
Goleiros
- Alisson – Liverpool
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
Laterais
- Danilo – Juventus
- Alex Sandro –Juventus
- Daniel Alves – Pumas
- Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
- Eder Militão – Real Madrid
- Bremer – Juventus
- Marquinhos – PSG
- Thiago Silva – Chelsea
Meio-Campistas
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Casemiro – Manchester United
- Fred – Manchester United
- Fabinho – Liverpool
- Lucas Paquetá – West Ham
- Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
- Neymar – PSG
- Vini Junior – Real Madrid
- Antony – Manchester United
- Rodrygo – Real Madrid
- Raphinha – Barcelona
- Richarlison – Tottenham
- Pedro – Flamengo
- Gabriel Jesus – Arsenal
- Gabriel Martinelli – Arsenal
A única baixa de um nome certo foi o meio-campo Philippe Coutinho, do Aston Villa. O jogador que vinha sendo constantemente convocado acabou se lesionando às vésperas da Copa do Mundo e teve que ser substituído.
“A gente tem que premiar e valorizar principalmente a competição em alto nível e quem foi chamado. A Informação já veio lá atrás, vimos todos os jogos do fim de semana, de todos os convocáveis, para ter as informações e uma definição. O pior é que quando o cara machuca e não pode brigar por uma vaga. A experiência de um atleta que parou com 27 anos e precisou abrir uma loja de artigos esportivos para fazer um concurso público para lecionar, porque a vida me tirou a chance de ser atleta. Queria o Couto, o Arana, quem ficou fora por lesão… Diego Carlos, uma série de outros atletas que tiveram. Tal qual os que não foram convocados pelo aspecto técnico, fica o respeito a lastimar”, comentou Tite.
Dois nomes que poderiam aparecer e acabaram não sendo convocados são o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal e o atacante Roberto Firmino. Não eram nomes certos, mas são jogadores que cresceram e vivem bons momentos na temporada.
O centroavante Richarlison que foi convocado era uma preocupação, mas já está em fase final de recuperação e estará apto para Copa do Mundo no Catar. Talvez a surpresa no setor ofensivo tenha sido o atacante Gabriel Martinelli. O jogador só apareceu nas ultimas convocações e o bom desempenho quando esteve com a seleção.
Apesar de algumas críticas a convocação da Seleção não fugiu muito do que era esperado. A delegação se apresenta em Turim no dia 14 para os primeiros treinamentos e desembarca em Doha, no Qatar, no dia 19 e faz seus últimos treinos antes da estreia no dia 24 de Novembro.
A seleção está no Grupo G e faz sua estreia contra a Sérvia, no dia 24, às 16h, no Lusail Stadium. Os outros adversários do grupo são Suíça e Camarões. O Brasil entra na Copa como um dos grandes favoritos e com chances reais de trazer o hexa.