Corinthians 1 x 1 Fortaleza: Yuri Alberto sai do banco e salva o Timão em Itaquera
O Corinthians recebeu a equipe do Fortaleza nesta segunda-feira às 20:00. A partida era válida pelo encerramento da quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 e foi disputada no estádio da Neo Química Arena, casa da torcida do alvinegro paulista. O retrospecto recente era marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes, com 2 vitórias para cada lado nas últimas 4 partidas. Por outro lado, jogando em Itaquera, o Corinthians vinha com uma boa vantagem, com 4 vitórias e 1 empate em 5 jogos.
Postagens relacionadas
Antes de a bola rolar, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu as esperadas mudanças no time titular. Fábio Santos, voltando de lesão, assumiu a vaga na lateral esquerda. O meio de campo foi formado por Fausto, Roni e Matheus Araújo e Pedro entrou na vaga de Yuri Alberto no ataque, deslocando Roger Guedes para o comando do ataque. Já o Leão, vinha com o que tinha de melhor, apostando em Moisés, destaque do time e Thiago Galhardo, artilheiro.
Com o início do jogo, o time do Corinthians partiu para cima nos primeiros minutos, tentando fazer a famosa pressão inicial jogando dentro de casa. Porém, não levou tanto perigo. O bom time e organizado Fortaleza começou a controlar a posse de bola e tinha liberdade para trabalhar a bola no meio de campo. O Leão controlou a posse de bola até o meio do primeiro tempo, mas não conseguiu converter a posse em boas chances de gol. O Corinthians sofria na criação. Só passou a levar perigo quando Matheus Araújo apareceu pro jogo e fez boas jogadas pelo meio. Adson e Pedro tentavam pelas pontas com velocidade, mas Roger Guedes estava apagado fora de sua posição. Fágner quase abriu o placar quando acertou a trave. Os primeiros 45 minutos foram de muita disputa.
Na volta da segunda etapa, Luxemburgo colocou o jovem Biro no lugar de Pedro. Biro entrou muito bem e, em grande jogada com direito a caneta no adversário, tabelou com Matheus Araújo, mas Roger Guedes chutou fraco. Talvez a melhor chance do jogo. Mais tarde, Luxa colocou Yuri Alberto e abriu Roger Guedes para a esquerda. Porém, a entrada de Romero fez com que o time perdesse a qualidade na criação. O Fortaleza cresceu e chegou a abrir o placar com Silvio Romero. Mas, após consulta ao VAR, o gol foi anulado por impedimento. 7 minutos depois, não teve jeito. Em grande jogada, Caio Alexandre bateu de fora para vencer Cássio. 1 a 0 Leão, que era melhor no jogo.
O Corinthians então partiu para o desespero e começou a levantar bola na área. Numa dessas, o goleiro Fernando Miguel falho e ela sobrou para Yuri Alberto. O centroavante fuzilou para empatar. 1 a 1 e fim do incômodo jejum do camisa 9. O final de jogo foi de muita trocação, com ambos os times tentando o gol da vitória, no popular “de peito aberto”. Apesar de emocionante, o jogo não teve mais gols.
Final de partida. Em começo de trabalho, o Corinthians fez uma partida digna, contra um time bem organizado e com muito tempo jogando junto. O empate tira o time do incômodo Z-4, mas ainda tem muito que melhorar. Já o Fortaleza, conquista um ponto, mas poderia ter saído com os 3 de Itaquera. Se mantém invicto e no G-4.