Croácia vence o Marrocos e conquista o terceiro lugar na Copa do Mundo
A partida marcava a provável despedida do craque Modric das Copas do Mundo. O capitão croata participou de 4 edições com a seleção croata – 2006, 20141 2018 e 2022. Em 2018 foi premiado como o craque da Copa do Mundo e venceu também o prêmio de melhor jogador do mundo daquele ano.
Do outro lado o Marrocos já chegava a disputa tendo feito história. Chegando as semifinais o Marrocos alcançou o posto de melhor campanha de uma seleção africana na história das Copas.
A expectativa era de um jogo mais solto, com as duas equipes procurando jogar. E o começo do jogo foi assim, logo aos 7 minutos em jogada ensaiada na bola parada Perisic ajeitou de cabeça e Gvardiol marcou em um lindo peixinho. 1 a 0 para a Croácia em um lindo gol coletivo. A Croácia não teve nem tempo de comemorar. Logo aos 9 minutos o Marrocoso marcou o gol de empate. Ziyech cobrou falta e a defesa cortou mal, a bola sobrou para Dari que testou para o fundo das redes. O jogo era frenético e as duas equipes atacavam. A Croácia ao contrário dos outros jogos parecia mais solta e era bastante perigosa. No finalzinho na primeira etapa os croatas voltaram a liderança do placar. Aos 41 minutos Orsic finalizou de fora da área, a bola ainda tocou na trave e entrou, um golaço. 2 a 1 para a Croácia no intervalo de jogo.
Na segunda etapa as duas equipes parecem ter sentido o cansaço, principalmente o Marrocos, que se destacou durante toda a competição pela forte marcação, mas que hoje parece ter sentido a parte física. A Croácia administrava a vantagem e mantinha mais a posse de bola. o Marrocos até tentou uma pressão e quase marcou com Em-Nesyri que exigiu boa defesa de Livakovic. A partida terminou mesmo com a vitória da Croácia por 2 a 1.
Os croatas terminam no top 3 em duas edições seguidas. Após campanha histórica em que acabou ficando com o vice contra a França em 2018 os croatas voltam a fazer grande campanha e dessa vez terminam na terceira colocação. Premiação de uma forte geração que deve ter jogado a sua última Copa do Mundo. Nomes como Modric, Perisic, Brozovic, Lovren entre outros não devem disputar o mundial de 2026 por conta de suas idades já avançadas. Por outro lado, a Croácia viu um de seus jovens jogadores ganharem destaque durante a Copa do Mundo, principalmente com Gvardiol. O zagueiro de 21 anos se destacou e chamou a atenção por suas boas atuações no mundial.
Para o Marrocos mesmo com a derrota a campanha é histórica. Com a quarta colocação o Marrocos é a primeira seleção a atingir a marca, é também a primeira seleção árabe a atingir tal marca.
Após a partida o treinador Walid Ragragui destacou o orgulho de ter a melhor campanha de um país africano e quer deixar um legado para o continente africano – “Mostramos nossa força. Mostramos que o futebol africano está preparado para enfrentar os principais times do mundo com eficiência e jogando no nível mais alto”.