Cuiabá 1 x 1 Palmeiras: Verdão esbarra em Walter e fica no empate com o Dourado
O Palmeiras visitou o Cuiabá neste domingo às 18:30. A partida foi válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e teve lugar no Estádio da Arena Pantanal, casa da torcida do Dourado do Centro-Oeste. Já Campeão, o Palmeiras saiu atrás e tentou a virada de todos os jeitos. Mas Walter, em noite inspirada, impediu que o Verdão saísse com a vitória. Placar final foi de 1 a 1 entre as duas equipes.
Antes da bola rolar, Abel trouxe algumas novidades na escalação. Nomes como Vanderlan, Atuesta e Flaco López, que não tiveram muitos minutos nas últimas partidas, começaram como titulares. Rony e Dudu foram para as pontas do ataque. Já Antônio Oliveira, precisando da vitória, armou uma equipe com 3 zagueiros e 2 alas para apoiar o ataque e servir os centroavantes André Luís e Deyverson, muito conhecido dos palmeirenses.
Com o início do jogo, mesmo com alguns desfalques, se esperava um Palmeiras dominando o jogo e indo para cima do adversário. Mas não foi o que aconteceu. O Cuiabá tomou a iniciativa controlou as ações nos primeiros minutos. Aos 4 minutos, Deyverson teve boa chance de aplicar a lei do ex, mas bateu mascado e Wéverton fez a defesa. Na sequência, boa jogada de André Luís, defesa de Wéverton e no rebote, Jonathan Cafú não perdoou. 1 a 0 para o Dourado com apenas 5 minutos de jogo.
O Palmeiras sofria para se encontrar em campo e criar chances. Aos 19, o Cuiabá chegou de novo, após cruzamento da direita, Joaquim cabeceou pro chão e Wéverton fez excelente intervenção. Mas o goleiro que brilharia na tarde-noite deste domingo era Walter. Aos 27 minutos, primeira boa chegada do Palmeiras. López chutou e o goleiro do Cuiabá fez grande defesa. No rebote Rony, sozinho bateu firme e Walter salvou de novo. O Palmeiras passou a dominar a posse de bola e ditar o ritmo de jogo. Ainda antes do fim do primeiro tempo, Atuesta bateu falta com categoria, mas Walter voou para impedir o empate.
Na volta da segunda etapa, a estratégia do Cuiabá era clara: se defender. Os donos da casa pouco ficaram com a bola e apostaram na sua defesa bem fechada para segurar o resultado. Lutando para não cair, era de se entender. O Palmeiras então começou sua blitz pelo gol de empate. Logo aos 2 minutos, Dudu obrigou Walter a fazer grande defesa. Aos 4, Atuesta cortou para esquerda e soltou a bomba. Walter desviou e a bola ainda bateu na trave antes de sair. O Verdão seguiu pressionando. Aos 13 minutos, novo duelo López x Walter. E o goleiro levou a melhor de novo. O centroavante recebeu e bateu forte, rasteiro, mas o arqueiro buscou em excepcional defesa. Mas ao 29, não teve jeito. Em falta lateral cobrada para dentro da área, Walter até defendeu a primeira no chão, mas a bola subiu e encontrou López, que conferiu de cabeça. 1 a 1. Enfim, era o empate do campeão.
A partir daí, o Cuiabá tentou equilibrar as ações, sonhando com um golzinho que lhe daria novamente os 3 pontos. Mas o Palmeiras soube controlar o jogo. Não levou muito mais perigo à meta de Walter, mas também não sofreu com ataques dos mandantes.
Final de partida. Com a rodada ajudando, o Cuiabá conseguiu abrir 4 pontos de vantagem para Ceará e Atlético/GO e pode chegar na última rodada já garantido na Série A. Já o Palmeiras, mostrou que não vai facilitar nas rodadas finais. Abel roda o elenco e já pensa em 2023.