Em grande jogo, Palmeiras e Flamengo empatam no Allianz
O Palmeiras recebeu o Flamengo neste domingo, às 16:00. A partida, válida pela vigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro, foi disputada no Estádio do Allianz Parque, lotado pela torcida alviverde, líder da competição. Em uma partida muito disputada, equilibrada e tensa, Verdão e Mengão ficaram no empate por 1 a 1. O resultado manteve a distância de 9 pontos entre os dois clubes.
Antes da bola rolar, para surpresa de alguns, Dorival colocou um time praticamente inteiro reserva. Apenas o goleiro Santos, que é presença frequente nos 11 iniciais, e David Luiz e Thiago Maia, que não jogaram na quarta-feira, dos chamados titulares saíram jogando. Apesar de esse ser o “time do Brasileirão”, se esperava pelo menos algumas das estrelas rubro-negras em campo por se tratar de um confronto direto.
O jogo começou com o Palmeiras em cima. Como de costume, pressão inicial do time de Abel Ferreira, com marcação em linhas altas, muitos cruzamentos e tentativas de incomodar o Flamengo logo nos primeiros minutos. Gustavo Scarpa, bastante acionado, era a principal arma alviverde. O Fla aos poucos foi se soltando e criando algumas jogadas. Com um meio campo mais “pegador”, as melhores tramas aconteciam pelas laterais. Mesmo com menos posse de bola, o Mengão era mais perigoso. E foi pela lateral que chegou ao gol. Aos 28 minutos, Ayrton Lucas deu bom drible em Marcos Rocha e cruzou para Victor Hugo subir sozinho e testar sem chance para Wéverton. 1 a 0 Flamengo, festa da nação no Allianz.
E poderia ter sido mais. Logo na sequência, após falta lançada para área, a bola sobrou limpa no alto para Pablo, quase na pequena área, cabecear sozinho por cima do gol. Grande chance perdida pelo zagueiro.
No restante da primeira etapa, o Palmeiras ficou com a bola tentou chegar em alguns cruzamentos, escanteios e chutes de longe. Em chute desviado de Zé Rafael, a bola quase enganou o goleiro Santos, mas saiu pela linha de fundo. Nos acréscimos, em bom contra-ataque, Matheuzinho recebeu na área e bateu forte, mas foi por cima. Fim de um bom primeiro tempo. O Fla, mesmo com reservas, conseguia gostar do jogo e competir com um Palmeiras bastante completo.
No segundo tempo o Palmeiras voltou melhor. Foi para cima em busca do gol de empate. Sabia que uma derrota para os reservas do Flamengo daria muita moral e colocaria o adversário de vez na briga pelo título. Em lance de escanteio, Zé Rafael teve grande chance na pequena área, mas não conseguiu colocar pro rumo do gol. O Verdão ainda teve um gol anulado, após linda deixada de Dudu para Veiga, que estava em condição irregular.
A zaga rubro-negra quase entrega de bandeja um gol para o Palmeiras. Após lançamento de Wéverton, Pablo recuou mal e a bola encobriu Santos. Rony acreditou até o fim, disputou na corrida, mas chutou travado no goleiro. Mas na sequência, aos 20 minutos, não teve jeito. O Verdão trabalhava bem a bola na entrada da área, até que ela chegou em Raphael Veiga. O camisa 23 ajeitou pra canhota e acertou lindo chute no canto de Santos. 1 a 1, explosão no Allianz Parque.
Apesar de querer a vitória, os palmeirenses sabiam que o empate não era de todo ruim. Já o Flamengo, precisava dos 3 pontos para diminuir a diferença para o líder. Assim, Dorival lançou a tropa de choque. Pedro, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Vidal e Gabigol foram pro jogo. O rubro-negro assumiu o controle do jogo tentou pressionar no restante do segundo tempo, mas sem muito perigo. A chance mais clara foi num pivô de Pedro para chute de Arrasca, mas a bola foi para fora. Abel também mexeu, dando sangue novo e velocidade para a equipe que buscava os contragolpes. Tabata, Wesley e Menino foram pro jogo.
Nos acréscimos, o Verdão conseguiu ter boas chances. Wesley bateu firme, mas parou no bloqueio de Ayrton Lucas. Gustavo Scarpa tentou em lances de bola parada e também levou perigo.
Fim de jogo. Resultado que mantém tudo como começou entre os dois clubes. O Fla perde a posição para o Fluminense, que vendeu ontem. O Verdão segue isolado na ponta.