FIFA THE BEST: Em noite “hermana”, Messi vence prêmio de melhor do mundo

A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, premiou nesta segunda-feira, dia 27, os melhores jogadores do ano. A cerimônia distribuiu nove prêmios para atletas que tiveram destaque no esporte no último ano no de 2022. Campeã mundial, a argentina teve grande participação na festa, com 3 peças fundamentais no título da Copa levantando troféus: Messi foi eleito como melhor jogador do mundo, assim como Lionel Scaloni venceu o melhor treinador e Emiliano Martínez faturou a luva de ouro como melhor goleiro.

O futebol feminino também teve seu destaque. A espanhola Alexia Putellas levou o prêmio de melhor jogadora do planeta pelo segundo ano consecutivo. A craque do Barcelona já havia vencido a eleição no ano passado e renova o título em 2022. A seleção inglesa também teve destaque na premiação das mulheres. O English Team levou os prêmios de melhor técnica com a holandesa Sarina Wiegman e de melhor goleira com a excelente Mary Earps. Para finalizar, tiveram 4 representantes no time do ano FIFPro, a seleção da temporada.

Postagens relacionadas

  1. Argentina atropela a Croácia e está na final da Copa do Mundo
  2. Mbappé x Messi - Confronto entre os parceiros de PSG, mas que já rivalizaram em bons jogos
  3. É dia de final de Copa do Mundo - Veja como chegam Argentina e França para a final
  4. A Copa do Mundo conquistou Lionel Messi
  5. Em jogaço, Argentina bate a França nos pênaltis e é campeã do mundo

Mas talvez o ponto alto da noite tenha sido o Prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano. O polonês Marcin Oleksy (Polônia, Warta Poznan), venceu o prêmio após um lindo gol. O detalhe é que o jogador disputa o campeonato de amputados do país. Momento histórico e marcante para as cerimônias da FIFA. O brasileiro Richarlison concorria na categoria pelo gol de voleio marcado contra a Sérvia, pela fase de grupos da Copa do Mundo, mas acabou superado pelo polonês.

A seleção feminina da temporada contou com nomes importantes. Além da melhor do mundo, Alexia Putellas, nomes como Alex Morgan, Sam Kerr e a zagueirona da França Renard estiveram presentes no 11 inicial perfeito da entidade. Veja:

Seleção Fifpro feminina: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.

Por outro lado, a seleção masculina dividiu opiniões. Primeiramente pelo fato de a formação 3-3-4, utilizada pela FIFA na montagem do time, não é muito comum. Um zagueiro foi retirado para que coubesse mais um atacante. Mas o mais questionado foi a ausência de Vinicius Jr, craque do Real Madrid, campeão da Champions League e do Mundial com participação decisiva em todas as competições. O brasileiro foi preterido, à princípio, por Haaland, centroavante do Manchester City. Confira:

Seleção Fifpro masculina: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.

No mais, prêmios bastante merecidos. A ano da Argentina foi espacial pela conquista do mundial. O técnico Lionel Scaloni foi perfeito. O goleiro Emiliano Martínez foi importante e decisivo. E Lionel Messi foi Lionel Messi. Mais um título de melhor do mundo para o craque que conquistou o título que lhe faltava. Mbappé pode ter tido excelentes números, mas tirar esse troféu de Messi beiraria a loucura.

Por outro lado, loucura mesmo foi deixar Vini Jr de fora. Na última temporada, sem sombra de dúvidas, esteve entre os 5 melhores jogadores do mundo. Merecia mais respeito. Quem sabe na próxima.

0