Flamengo busca quebrar tabu sul-americano em mundiais. Relembre últimos campeões mundiais.

O Flamengo entra em campo hoje em busca do título mundial contra o Al-Hilal pelo Mundial de clubes da Fifa. O Flamengo tem um título mundial, mas não são dos torneios oficiais da FIFA. Os títulos rubro-negros foram conquistados no extinto intercontinental em 1981. O torneio colocava frente a frente o campeão europeu e sul-americano. Na ocasião o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0 ficou com a taça. Em 2019 o Flamengo voltou a enfrentar os ingleses na final do Mundial de clubes da Fifa, mas dessa vez melhor para os ingleses. Vitória por 1 a 0 na prorrogação.

Desde que o novo formato foi criado em 2000 com a primeira edição sendo realizada no Brasil. Morumbi e Maracanã sediaram o torneio. Na ocasião duas equipes brasileiras participaram. O Vasco campeão da Libertadores em 1998 e o Corinthians campeão brasileiro no mesmo ano. Real Madrid e Manchester United entraram como os dois últimos campeões europeus, entre outros times de outros continentes. Os times foram divididos em dois grupos com quatro times. Os primeiros colocados fizeram a final. Na ocasião Corinthians e Vasco se enfrentaram na final e o Timão ficou com o primeiro título de campeão mundial da Fifa. A competição só voltaria a ser organizada novamente em 2005.

A partir de 2005 o formato foi de mata-mata reunindo os campeões de cada continente e o campeão nacional do país sede. Em 2005 o título também ficou com um brasileiro. O São Paulo venceu o Liverpool na final e ficou com a taça. Em 2006 novamente um título brasileiro. Dessa vez o Internacional se sagrou campeão contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia. Um sul-americano só voltaria a serem campeões seis anos depois. Novamente o Corinthians. O Timão venceu o Chelsea na final por 1 a 0. Desde então mais nenhum sul-americano conseguiu ficar com o titulo. Grêmio, Flamengo e Palmeiras até chegaram a final, mas não conseguiram levar a taça para casa.

Em outras ocasiões alguns times brasileiros não conseguiram nem chegar a final da competição. São os casos de Atlético-MG em 2013, quando perdeu para o Raja Casablanca do Marrocos e do Palmeiras em 2020 quando perdeu nas semifinais para o Tigres do México. Com a globalização do futebol o torneio tende a ficar cada vez mais difícil. Isso mostra o tamanho do feito das equipes sul-americanas que conquistaram o torneio.

O torneio organizado pela Fifa terá seu formato novamente alterado em 2025. O novo formato estava programado para entrar em vigor já em 2021. Entre as principais mudanças, o torneio seria disputado de quatro em quatro anos, teria oito europeus, seis sul-americanos, além de três da África,  Ásia e Concacaf, al´me de um da Oceania. Por conta da pandemia o novo formato acabou sendo adiado, mas deve acontecer mesmo em 2025.

Hoje o Flamengo inicia sua busca pelo Bi Mundial. Primeiro deverá passar pelo Al-Hilal. Todo cuidado é pouco, já tivemos exemplos de surpresas nessa fase e a equipe carioca deverá estar atenta.

0