Flamengo vence nos pênaltis e é campeão da Copa do Brasil
A decisão da Copa do Brasil chegou a seu último capitulo com as duas equipes igualadas. Após o empate em 0 a 0 na Neo Química Arena, o Maracanã receberia Flamengo e Corinthians na batalha pelo título. A torcida rubro-negra lotou o Maraca e deu um verdadeiro espetáculo pré-jogo. Em minoria, mas sempre presente, a torcida corintiana fazia sua parte.
O treinador Dorival Junior armou o Mengão no mesmo esquema do jogo de ida. Apenas com a entrada de Arturo Vidal na vaga de João Gomes que cumpria suspensão. A ideia do treinador era manter o mesmo padrão de jogo que a equipe já estava bem habituada.
Do outro lado o Português Vitor Pereira mexeu no esquema tático da equipe. Ao contrário do jogo de ida em que o Corinthians jogou com uma linha de quatro na defesa, o treinador promoveu a entrada de Lucas Piton na vaga de Adson, formando uma linha de cinco na defesa, adiantando ainda mais Roger Guedes junto de Yuri Alberto. A ideia do treinador corintiano era atrapalhar o Flamengo no último terço de campo e utilizar Renato Augusto mais na fase ofensiva,
Com a bola rolando o Timão até pressionava a saída de bola do Flamengo, mas logo aos 7 minutos o Flamengo chegou ao ataque com qualidade. Após grande troca de passes Everton Ribeiro achou Pedro que tocou na saída de Cássio e abriu o placar para o Mengão. 1 a 0 para o Flamengo. Melhor na partida e com o Timão atordoado o Flamengo marcou o segundo gol, mas foi assinalado o impedimento de Gabriel.
O Corinthians não se acertava. O esquema em que Vitor Pereira apostou de fato não funcionou. O Flamengo era melhor e controlava a partida. Com a vantagem a equipe do treinador Dorival Junior administrou o resultado na primeira etapa.
Para o segundo tempo o Timão mudou. O treinador português corrigiu evidente erro da primeira etapa. Sacou Lucas Piton, que fazia partida bastante apagada e colocou Adson. O Timão melhorou no jogo e passou a pressionar o Flamengo. O Corinthians quase chegou ao gol de empate. Em grande jogada pela direita Adson descolou ótimo passe para Roger Guedes, que de forma inacreditável perdeu o gol embaixo da trave, sozinho.
O Corinthians pressionava o Flamengo. O treinador Dorival Junior mexeu. Tirou Vidal e colocou Matheuzinho. O Mengão explorava os contra-ataques e levava perigo. O Flamengo marcou mais uma vez, mas novamente o gol foi anulado por impedimento de Gabigol. O Corinthians mexeu novamente e melhorou com as entradas de Matheus Vital e Giuliano.
O Timão rondava a área flamenguista e insistia. O Corinthians dominava a partida e o Flamengo surpreendentemente jogava recuado. Tanta insistência foi premiada. Após cruzamento de Matheus Vital o lateral Fabio Santos desviou e após bate rebate na área a bola sobrou para Giuliano marcar o gol do empate aos 37 minutos do segundo tempo. O Flamengo sentiu o golpe do gol corintiano.
A partida caminhou para as penalidades. O Flamengo abriu as cobranças com Filipe Luís e Cássio apareceu para fazer a defesa. Na sequencia Fabio Santos marcou e deu vantagem ao Timão. A partir daí Flamengo e Corinthians não erraram, até a cobrança de Fagner na quarta cobrança corintiana. O experiente lateral optou por uma batida forte que carimbou o travessão de Santos. Na sequencia Everton Ribeiro bateu bem e igualou o placar. Yuri e Maycon marcaram para o timão e Gabriel e Cebolinha para o Flamengo. Na vez de Matheus Vital, o meia corintiano isolou a penalidade e coube ao até outro dia contestado Rodinei carimbar o título para o Mengão. Festa no Maraca.
Para o Corinthians uma derrota dolorida. A equipe que não era favorita, mas encarou um forte adversário de igual para igual, deixa ao torcedor um misto de orgulho e tristeza. O Timão na temporada briga para garantir uma vaga direta na Copa Libertadores de 2023 e agora vive dias decisivos pela permanência do treinador Vitor Pereira, que tem contrato até o final do ano, mas teve rápida adaptação e identificação como Corinthians.
O Flamengo chega ao tetra da Copa do Brasil. Volta a erguer uma taça que não vencia desde 2013. Em uma final que era favorito o Flamengo teve mais dificuldades do que se esperava, mas no fim ficou com o título e embolsa 60 milhões de reais da premiação de campeão. O Flamengo ainda busca na temporada o título da Copa Libertadores. Os comandados de Dorival Junior enfrentam o Athletico-PR no dia 29 de Outubro.
Em uma final em que tínhamos um claro favorito as duas camisas se igualaram e proporcionaram uma final gigante. Um grande espetáculo das equipes em campo e um espetáculo maravilhoso das duas maiores torcidas do Brasil nas arquibancadas. O capítulo final tinha que ter um vencedor. E o Flamengo mostrou competência e preparação para conquistar o título.