Grêmio 1 x 0 Santos: Suárez perde pênalti, mas Tricolor bate o Peixe em Caxias do Sul
O Grêmio recebeu o Santos neste domingo às 18:30. A partida era válida pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de 2023 e foi disputada no estádio do Alfredo Jaconi, casa da torcida alviverde do Juventude, por conta de uma punição para o time gremista. O retrospecto recente era favorável ao time visitante, com 2 vitórias e 2 empates nos últimos 4 jogos. Porém, no ano passado, por conta de o Grêmio estar na Série B, as duas equipes não se enfrentaram.
Postagens relacionadas
Antes de a bola rolar, Renato Gaúcho surpreendeu, e mandou a campo um grêmio com o jovem Zinho, de apenas 19 anos, no ataque ao lado de Vina, Cristaldo e Suárez. Villansanti era o único volante de origem no meio de campo gremista. Já o Peixe, no tradicional 4-3-3 de Odair Hellmann, tinha em Lucas Lima sua principal arma na criação de jogadas e contava com os gols do artilheiro Marcos Leonardo para chegar ao gol adversário. A partida começou bastante equilibrada, com o Grêmio tentando controlar as ações, mas com o Santos tentando ser perigoso jogando em velocidade. Os donos da casa tentavam bastante chutes de fora da área, enquanto os visitantes trabalhavam para entrar na área e tentar levar perigo. Em uma delas, Lucas Barbosa teve a grande chance do Santos na primeira etapa, mas parou no goleiro Adriel. O jovem atacante santista teve que ser substituído por conta de uma lesão e deu lugar ao baixinho Soteldo, que voltava após muito tempo afastado, também por lesão.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com muitas tentativas, mas poucas chances claras de gol. O Santos vinha apresentando evolução após críticas recentes. Mas no fim dos 45 minutos iniciais, foi castigado. Após cruzamento, a bola foi afastada e o lateral João Pedro acertou lindo chute de longe no cantinho de João Paulo. 1 a 0. Belo gol do Grêmio.
Na volta da segunda etapa, o Peixe precisava sair ainda mais. Odair colocou Ângelo e Rodrigo Fernández no time. Quando o Santos apresentava melhora no jogo, o VAR foi acionado. Pênalti de Messias em Cristaldo. Na cobrança Luis Suárez tinha a chance de fazer seu primeiro gol no brasileirão. Porém o uruguaio, que já tinha perdido dois pênaltis recentemente, isolou bisonhamente a bola. Seguia 1 a 0. A partir daí, o Santos ganhou moral e começou a se soltar ainda mais. Vendo isso, Renato colocou Nathan e Everton Galdino para revigorar o meio de campo. Quando o Peixe crescia na partida e pressionava o time gaúcho, veio outra ducha de água fria. Soteldo, que tinha levado amarelo por reclamação, fez dura falta e foi expulso. Peixe com 10, já na reta final do jogo. Mesmo com um a menos, o Santos não desistiu. Tentou, mas não conseguiu chegar ao empate.
Final de jogo. Vitória importante para o Tricolor no retorno a Série A. Mesmo não jogando na Arena, fez o dever de casa. Já o Peixe, começa perdendo, mas com uma perspectiva de melhora após uma boa atuação. Precisa ajustar alguns detalhes para vencer jogos.