Grêmio 2 x 1 São Paulo: De virada, Grêmio bate o São Paulo na Arena
O Grêmio recebeu a equipe do São Paulo neste Domingo às 16:00. A partida era válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 e foi disputada no estádio da Arena do Grêmio, com o apoio da torcida do tricolor do Rio Grande. O retrospecto recente mostrava vantagem da equipe visitante, que tinha duas vitórias, um empate e uma derrota nos últimos 4 jogos. Na última partida, porém, pelo Brasileiro do ano retrasado, vitória do Grêmio em Porto Alegre pelo placar de 3 a 0.
Postagens relacionadas
Antes de a bola rolar, os técnicos adotaram estratégias parecidas. Renato Portaluppi manteve a linha de 3 zagueiros, que vem agradando dentro do clube e colocou Cristaldo de volta ao time titular no lugar de Cuiabano. Suárez, que era dúvida, foi para o jogo. Já Dorival Jr, escalou 3 zagueiros também, como uma novidade, espelhando o adversário e preparado para explorar a velocidade dos pontas. Luciano começou no banco. Com a bola em jogo, o primeiro tempo foi bastante movimentado. O São Paulo começou levando mais perigo. E logo aos 15 minutos, Caio Paulista subiu ao ataque pela esquerda e encontrou pelo cruzamento na cabeça de Calleri. O argentino subiu bem e testou no cantinho para vencer Gabriel Grando. 1 a 0 para os visitantes e festa da torcida são-paulina em Porto Alegre.
Não demorou muito para o Grêmio responder. Em desvantagem, o time da casa começou a sair mais ao ataque e ser mais perigoso. Suárez, com toda a qualidade, facilitava os caminhos pelo ataque. Bitello participava bastante da criação. Até que aos 29 minutos, após rebote de escanteio, Villasanti chutou de fora da área e a bola bateu na mão de Alan Franco. Pênalti bem marcado por Wilton Pereira Sampaio. Na cobrança, Cristaldo bateu forte e venceu o goleiro Rafael. 1 a 1. Tudo igual na Arena.
Após o gol, o Grêmio continuou em cima. Rafael vinha fazendo excelente partida. Alan Franco, por outro lado, era o grande destaque negativo do São Paulo. Todas as jogadas de perigo do grêmio saiam por lá. E aos 38 minutos, a lei que mais funciona no Brasil entrou em ação. Suárez achou Reinaldo entrando na área pela esquerda. O lateral, com 400 jogos pelo São Paulo, bateu forte e contou com um frangaço de Rafael para virar o jogo. Lei do ex e 2 a 1 para os donos da casa. O lateral comemorou bastante.
Na volta da segunda etapa, o Grêmio se colocou mais no campo de defesa e deu a bola para o São Paulo. Com a vantagem, a ideia de Renato foi fechar os espaços e explorar os erros do adversário. O time paulista até conseguiu ficar com a bola, mas foi muito pouco produtivo. Uma das boas chances foi com o garoto Rodriguinho, que acertou a trave após boa defesa de Gabriel Grando. Luciano também teve boa chance, mas desperdiçou.
Final de jogo. Vitória importante do tricolor gaúcho, que entra no G-4. O tricolor paulista, por sua vez, perde a segunda na competição. Segunda derrota em sequência para os comandados de Dorival, após a quase eliminação no meio de semana.