Grupo D: Tottenham e Frankfurt viram e vão para as oitavas
A última rodada da fase de grupos da Uefa Champions League prometeu e cumpriu. Nesta terça-feira o que guardava mais emoções era a definição do Grupo D da competição. Tottenham, Sporting, Eintracht Frankfurt e Olympique de Marselha formaram um dos grupos mais equilibrados do torneio e disputaram até os últimos segundos as duas vagas. Com viradas impressionantes e jogando fora de casa, Tottenham e Frankfurt bateram Olympique e Sporting, respectivamente, e conseguiram carimbar seus passaportes para as oitavas e estarão no sorteio.
Marselha 1 x 2 Tottenham
Começando pelo jogo da França. O Tottenham tinha tudo para garantir sua vaga apenas com um empate. Líder do grupo, era quem tinha a situação mais “confortável” – se é que dá para chamar assim. Visitando o bom time do Marselha, os Spurs encararam um time valente, que foi melhor na primeira etapa e conseguiu merecidamente abrir o placar já nos acréscimos com o zagueirão Chancel Mbemba. Para ajudar, o Tottenham perdeu seu astro sul coreano Heung-min Son.
O time de Antônio Conte precisava reagir, já que com a derrota, o time estaria eliminado. Conte então colocou o brasileiro Emerson Royal no intervalo para ocupar a ala direita. Mas o gol de empate teve participação do ala oposto, Ivan Perisic. Em noite de zagueiro, Clement Lenglet empatou a partida para o time londrino, devolvendo a vaga para os Spurs.
Com a vantagem, o Tottenham recuou e deu a bola para o Marselha. Saindo esporadicamente o time inglês conseguia ser perigoso, o que não acontecia na primeira etapa. Com o passar do tempo, o técnico Igor Tudor soltou o time francês, colocando atacantes para buscar o gol da classificação, o que obviamente deixaria espaços. O Tottenham se fechou muito bem e já no fim dos acréscimos Harry Kane serviu Hojbjerg, que deu números finais a partida. Fim de jogo. 2 a 1 e vaga garantida nas oitavas.
Melhores momentos de Tottenham e Olympique de Marselha
Sporting 1 x 2 Frankfurt
No outro jogo da chave, o cenário foi bastante parecido. Jogando em casa, o Sporting tentou controlar as ações do jogo e era quem tentava nos 45 minutos iniciais. Os portugueses perderam o lateral esquerda Nuno Santos por lesão. Matheus Reis entrou em seu lugar. Apesar da posse de bola equilibrada, o jogo não tinha muitas finalizações. O que era pior para os Alemães que sairiam da competição em caso de empate. Tudo ficou pior ainda quando Arthur Gomes abriu o placar para os portugueses, que estavam assumindo a liderança do grupo.
Porém, na segunda etapa tudo mudou. Com a vantagem, o Sporting se fechou demais e chamou o Frankfurt para o seu campo. Aos 17 minutos, em cobrança de pênalti Kamada deixou tudo igual. O 1 a 1 ainda era dos portugueses, mas o momento era dos visitantes. Insatisfeito com o resultado, o time alemão continuou em cima e aos 26, Kolo Muani virou o jogo. 2 a 1 que classificava o Frankfurt. Vendo a classificação escorrer por entre os dedos, o técnico Ruben Amorim mexeu no time e tentou todas as alternativas, mas sem sucesso. Virada heroica do Frankfurt que garante o segundo lugar e também estará no sorteio.
Melhores momentos de Frankfurt e Sporting
Agora é mata-mata. Pode ter certeza que Tottenham e Frankfurt saem fortalecidos desse grupo dificílimo.