Itália 1 x 2 Inglaterra: English Team vence e começa com o pé direito nas eliminatórias
A seleção da Itália recebeu a Inglaterra nesta quinta-feira às 16:45. A partida era válida pela abertura das eliminatórias para a Euro de 2024 e foi disputada no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, na Itália. Finalistas da Euro 2020, voltaram a se encontrar. Na ocasião, disputada com um ano de atraso por conta da pandemia da Covid-19, a Itália levou a melhor na final após disputa de pênaltis, na casa dos ingleses, em Londres. A edição de 2024 acontece na Alemanha no ano que vem e a classificatória começa agora. Desta vez, em solo italiano, melhor para os visitantes.
Antes de a bola rolar, o técnico Roberto Mancini armou uma Itália no tradicional 4-3-3, mas com uma grande novidade. Mateo Retegui, argentino e atacante do Tigres, naturalizado recentemente, foi escalado como centroavante com a camisa 19. Ao seu lado, Berardi e Pellegrini no ataque. Já a Inglaterra, com um time bem conhecido de seu torcedor, parecido com o que disputou a Copa do Mundo. A esperança estava em Harry Kane, centroavante do Tottenham.
Postagens relacionadas
Com o início do jogo, a Itália até tentou fazer uma pressão inicial, ficando com a posse de bola e tentando dominar as ações da partida. Mas logo aos 13 minutos foi surpreendida. Após lance de bola parada e bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Declan Rice, que fuzilou para as redes. 1 a 0 para o English Team. O gol parece ter desestabilizado os italianos, que não conseguiam mais criar e encontravam dificuldades para chegar ao gol de Jordan Pickford. A Inglaterra não foi muito superior, mas conseguia controlar o jogo. Até perdeu boa chance de ampliar ainda na primeira etapa com Grealish. Já nos 44, Harry Kane cobrou bem o pênalti cometido por Giovanni Di Lorenzo. 2 a 0 antes do intervalo para terminar de desestabilizar o time da casa. Roberto Mancini teria muito trabalho nos vestiários para voltar seu time pro jogo.
Logo no início da segunda etapa, a Itália partiu para cima, para tentar descontar o quanto antes e voltar para a disputa. E aos 11 minutos, foi justamente com o estreante, que os italianos chegaram ao seu gol. Em bolão de Pellegrini, Mateo Retegui recebeu na área e mostrou muito poder de finalização para tirar de Pickford e descontar. 2 a 1. A Itália estava de volta.
Mancini tentou mexer. Colocou nomes como Politano, Gnonto e Tonali. A Azzurra tinha posse de bola, mas sofria para entrar na defesa inglesa. Já indo para a reta final do jogo, Luke Shaw foi expulso de maneira infantil. Primeiro levou amarelo por perda de tempo. No minuto seguinte, fez falta para amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Inglaterra com um a menos.
Mesmo com 1 jogador a mais, a Itália não conseguiu pressionar e abafar o adversário e o resultado ficou por isso. Fim de jogo. 2 a 1 para o English Team. Vitória importante contra um grande adversário. Ambos devem se qualificar, mas um jogo deste tamanho sempre é um teste.