Libertadores 2023: Atlético e Fortaleza conhecem seus caminhos na fase prévia

A Taça Libertadores da América 2023 teve dada sua larga. A primeira fase da competição começa com jogos eliminatórios e os brasileiros Atlético Mineiro e Fortaleza conheceram seus caminhos em direção a fase de grupos. As equipes brasileiras entram apenas na segunda fase, mas já tem seus caminhos muito bem definidos. O Atlético Mineiro pode se dizer que levou sorte nas bolinhas e enfrentará o modesto Carabobo, da Venezuela. O Fortaleza, por sua vez, terá um adversário uruguaio pela frente, que sempre costuma trazer jogos catimbados e pegados. O modesto Deportivo Maldonado será o primeiro rival do Leão em sua saga de volta à fase de grupos.

A CONMEBOL também definiu os caminhos da terceira e última fase prévia antes da fase de grupos. Na definição, o Atlético, caso consiga superar os venezuelanos, enfrentará o vencedor de Millonarios da Colômbia e Universidad Católica do Equador. O Fortaleza, caso elimine o Deportivo Maldonado, enfrentará o vencedor dos 180 minutos de Curicó Unido, do Chile e o famoso Cerro Porteño, do Paraguai. Em caso de conseguirem as classificações nas fase número 2 e 3, Galo e Leão estarão na fase de grupos, mais precisamente no pote 4 da competição. O sorteio dos grupos acontece apenas em março.

Em resumo, a fase prévia da Libertadores já teve adversários mais “pesados”. Em outros anos, campeões como Olimpia, Atlético Nacional, Nacional, São Paulo e outros bons times tiveram que passar por essa fase. Como a Liberta é traiçoeira, é sempre bom ter cuidado e não contar vitória antecipada. Mas no papel e na camisa, a fase tem se mostrado um tanto quanto acessível para os times brasileiros e seu poder aquisitivo bastante superior.

O Atlético Mineiro deve ter vida tranquila na primeira fase. Na fase seguinte, o Millonarios é um time de maior torcida e pode causar problemas jogando em casa. Porém, o Galo tem muito mais time e terá o dever de passar. A Universidad Católica causou dificuldades ao Santos na última Sul-Americana, mas não deve ser párea para os colombianos. O cenário mais provável é Atlético x Millonarios na terceira fase, com o Galo avançando aos grupos.

O Fortaleza, por sua vez, encarará um jogo bastante pegado na primeira partida contra os uruguaios do Maldonado. Mesmo assim, o Leão de Vojvoda já se mostrou uma equipe preparada para estes jogos importantes e, tendo mais time, tem totais condições de passar. Na fase seguinte, o tradicional Cerro Porteño deve ser o adversário. Aí sim, um adversário digno da Liberta e um desafio que mostrará se o Leão está ou não apto a participar da fase grupos. O Curicó é uma equipe mediana do modesto campeonato chileno e não deve fazer frente aos paraguaios. Projeção de um Fortaleza e Cerro na terceira fase, com boas chances para o Leão. Duelo equilibrado em que o Fortaleza pode não ser favorito, mas tem condições de buscar a vaga com a força do Castelão.

Atlético e Fortaleza conhecem os seus adversários na pré Libertadores
Atlético e Fortaleza conhecem os seus adversários na pré Libertadores

A Liberta chegou. A maior competição do continente deu seu pontapé inicial e a busca pela Glória Eterna começou.

0