Mbappé x Messi: Confronto entre os parceiros de PSG, mas que já rivalizaram em bons jogos

A final da Copa do Mundo do Catar 2022 no próximo domingo marcará mais um duelo entre Kylian Mbappé, o fenômeno francês, e Lionel Messi, a lenda argentina. Hoje companheiros do Paris Saint-Germain, os craques já protagonizaram alguns grandes duelos, quase sempre com ambos marcando para seus times. Há poucos dias de mais um jogo que promete entrar para a história, relembraremos como foram os 3 embates entres as estrelas da Copa do Mundo.

2018 – Copa do Mundo da Rússia – França 4×3 Argentina

Ainda garoto, Mbappé decidiria sua primeira Copa do Mundo pelos Bleus ainda em 2018. E durante a caminhada, encontrou a argentina de Lionel Messi logo nas oitavas. Os Hermanos chegavam com desconfiança e brigas internas entre o elenco e o técnico Jorge Sampaoli.

Na ocasião, Mbappé e a França, que viriam a levantar a taça jogos depois, saíram na frente com gol de Griezmann. Os argentinos chegaram a virar a partida e pareciam surpreender nas oitavas. Porém, o golaço histórico de Pavard e Mbappé duas vezes decidiram a partida para o futuros campeões mundiais. Lionel Messi passou em branco na ocasião. Na época, chegou a se falar que a seleção era melhor sem o camisa 10. Que erro absurdo.

2021 – Uefa Champions League – Barcelona 1×4 Paris Saint-Germain

Na última temporada de Messi na Catalunha, a expectativa era de que ele pudesse levar o time longe na Liga dos Campeões. Logo de cara, nas oitavas de final, o PSG de Mbappé pelo caminho. Sem Neymar, Kylian assumiu ainda mais o protagonismo. Messi até abriu o placar no Camp Nou, mas o dia era do francês. 3 gols e atuação de gala para praticamente decidir a vaga na ida.

Final de jogo, 4 a 1 e missão complicadíssima para Lio e seus companheiros no jogo da volta. Griezmann e Dembelé, hoje titulares da seleção francesa com Mbappé, não conseguiram ajudar Messi a se destacar na partida da Espanha.

2021 – Uefa Champions League – Paris Saint-Germain 1×1 Barcelona

Na volta, o último confronto entre as duas estrelas. O Barcelona tinha missão difícil em Paris. Os franceses, com a vantagem, buscaram esfriar o jogo e congestionar o meio para tirar os espaços dos catalães. Mas quando se trata de craques, eles aparecem de um jeito ou de outro. Mbappé abriu o placar em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo, tornando a caminhada do Barcelona ainda mais complicada. Messi empatou ainda no primeiro tempo, mantendo a escrita de quase sempre os dois marcarem. Mas a reação parou por aí e os parisienses avançaram.

Em 3 partidas, Mbappé não soube o que é perder para Messi. É nesse retrospecto que os franceses se apegam. Já os argentinos, depositam suas fichas em uma seleção mais coletiva. A albiceleste não depende de Lionel Messi, mas, melhor do que isso, seu coletivo potencializa a genialidade de uma lenda. Sempre bom contar com um dos maiores de todos os tempos a seu favor. E quem acha que a Argentina é melhor sem ele, está mordendo a língua nesta Copa.

Não sabemos mais se o duelo entre os dois é um “presente x futuro” ou um “passado x presente”. Então, desfrutemos de mais um grande espetáculo que promete entrar para a história.

0