Palmeiras 3 x 1 Santos: Verdão vence e amplia crise no Peixe
O Palmeiras recebeu o Santos neste sábado, às 18:30. A partida era válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista e foi disputada no Estádio do Morumbi, casa do rival São Paulo, já que o Allianz Parque estava em utilização para evento. Foi o segundo clássico que o Palmeiras jogou neste campeonato paulista. Três rodadas atrás, havia empatado por 0 a 0 com o São Paulo, no Allianz. Já o Peixe, jogava seu primeiro duelo contra os grandes adversários da capital paulista.
Antes da bola rolar, Abel não inventou. Colocou em campo o time que o torcedor alviverde já está acostumado a ver, apostando nos seus homens de frente, Raphael Veiga, Dudu, Rony e Endrick. Já Odair Hellmann, por outro lado tinha uma série de problemas. O comandante santista optou por colocar 3 volantes e dois pontas rápidos para abastecer Marcos Leonardo.
Com o início do jogo, o Palmeiras começou melhor. A primeira chance veio aos 7 minutos em cobrança de falta de Raphael Veiga que João Paulo rebateu, mas se recuperou. O Santos até tinha bons momentos, mas o Verdão era superior. E aos 21 minutos, após rebote de escanteio, o zagueiro artilheiro Murillo colocou a bola pro fundo do gol. 1 a 0 e festa dos quase 50 mil palmeirenses no Morumbi. A partir daí o Santos se desacertou.
O Palmeiras cresceu no jogo e empilhava chances de marcar o segundo. Na reta final da primeira etapa, Dudu desperdiçou cara a cara. Piquerez mandou de longe e João Paulo salvou. Mas nos acréscimos, novamente após escanteio, Endrick desperdiçou boa chance e, enquanto todos reclamavam, Rony aproveitou e mandou pro gol. 2 a 0. Melhor maneira de se ir para o intervalo.
Na volta da segunda etapa, Odair até mexeu, sacando o volante Dodi para a entrada do atacante Lucas Barbosa. Mas o time pouco correspondeu. Endrick perdeu mais uma grande chance logo aos 2 minutos. As tentativas de mudanças do lado santista não surtiam efeito. Enquanto isso, Abel colocou o garoto Giovani, destaque da Copinha ano passado. E em 3 minutos, o jovem respondeu. Após ajeitada de Rony, o camisa 17 bateu firme de canhota para superar o arqueiro santista. 3 a 0. Jogo tranquilo. A diferença técnica, tática e mental das duas equipes era vista de longe.
Com o resultado assegurado, Abel sacou algumas estrelas como Dudu, Veiga e Marcos Rocha. O Palmeiras administrou a vantagem durante o resto do jogo. Só nos acréscimos, aos 48 da segunda etapa, que Sandry bateu falta para dentro da área e Eduardo Bauermann desviou pro gol. 3 a 1. Gol de honra do Peixe. Mas já era tarde para qualquer reação.
Fim de jogo. O Palmeiras vence, se mantém como melhor campanha geral e escancara ainda mais a crise do lado santista. O Peixe, por sua vez, chega a 5 jogos sem perder, com 3 empates e 2 derrotas. Por mais que não fosse favorito, uma derrota em clássico nunca cai bem. Protestos por parte da torcida devem seguir.