Palmeiras vence o derby e afunda Corinthians em crise

Na noite deste sábado o Corinthians recebeu o Palmeiras pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida na Neo Química Arena já era especial por ser um derby, além disso colocava frente a frente o primeiro e segundo colocado da competição.

O momento das equipes era completamente diferente. Enquanto o Palmeiras vinha de grande classificação na Copa Libertadores contra o Atlético-MG. Já o Corinthians vinha de eliminação contra o Flamengo, além da eliminação o Timão havia perdido na semana um de seus principais nomes. Willian pediu rescisão contratual. Alegando ameaças o meia decidiu voltar para Europa.

O jogo começou equilibrado e bastante disputado, como não podia deixar de ser. Logo aos dois minutos Fausto Vera deu um carrinho em Rony e recebeu um amarelo. O Timão tentava chegar de forma mais organizada com Renato Augusto na marcação, mas parava na bem postada defesa palmeirense.

Roger Guedes e Yuri Alberto se movimentavam para tentar incomodar a defesa palmeirense, mas sem muito sucesso. O Palmeiras por sua vez tinha a velocidade dos contra-ataques. Dudu e Rony sempre eram acionados para pegar a defesa corintiana desarrumada. Na primeira etapa o Timão foi mais perigoso e exigiu uma boa defesa de Weverton. O Palmeiras não foi tão incisivo e Cássio pouco foi exigido.

Na segunda etapa o Palmeiras parecia sentir o cansaço do jogo do meio de semana contra o Galo, quando a equipe jogou quase 60 minutos com um a menos. O Corinthians era mais perigoso, mas falhava no último terço e não definia com qualidade. Em um momento em que o Corinthians parecia que começaria a controlar o jogo o lateral Fagner, que havia entrado no lugar de Rafael Ramos, errou uma inversão de bola de forma infantil e gerou contra-ataque palmeirense. Com a defesa desarrumada Piquerez cruzou rasteiro e Roni acabou marcando contra. 1 a 0 para o Palmeiras.

O Corinthians tentou reduzir o prejuízo e foi pra cima, mas de forma já bastante desorganizada. Assim como no jogo contra o Flamengo, a equipe de Vitor Pereira sentiu o golpe. O Timão ainda tentou com chutes de longe, mas sem assustar Weverton. Final de jogo na Neo Química Arena. 1 a 0 para o Verdão que agora abre grande vantagem para o rival. Agora nove pontos acima do rival, a equipe de Abel Ferreira parece cada vez mais inalcançável.

Para o Corinthians agora o foco é na Copa do Brasil. O Timão precisa reverter um 2 a 0 dentro de casa diante do Atlético-GO. A temporada do Corinthians que parecia caminhar muito bem, em menos de 10 dias pode virar de muita pressão para Vitor Pereira e seus comandados. Eliminado da Copa Libertadores e com o sonho do Campeonato Brasileiro cada vez mais distante o jogo pela Copa do Brasil vira obrigação, assim como cantou os mais de 40 mil torcedores na noite desse sábado após o apito final.

O Palmeiras tem toda a semana livre para recuperar lesionados e descansar alguns de seus jogadores para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão volta a campo contra Flamengo no próximo domingo quando enfrenta o Flamengo às 16h no Allianz Parque.

0