Paulistão: Palmeiras e São Paulo vencem na quinta-feira
O Campeonato Paulista de 2023 teve o fim da sua segunda rodada nesta quinta-feira. Após bons jogos na terça e quarta-feira, a quinta teve os rivais do Choque-Rei em campo em busca de resultados após dois empates por 0 a 0 nas suas estreias. O São Paulo visitou a Ferroviária em Araraquara sonhando com a sua primeira vitória na competição. Já o Palmeiras foi à Ribeirão Preto visitar o Botafogo também de olho em seu primeiro triunfo.
Ferroviária 1 x 2 São Paulo
Abrindo a quinta de futebol do Paulistão, às 19:30, na Fonte Luminosa, Ferroviária e São Paulo mediram forças. Rogério Ceni promoveu a entrada dos recém-contratados Alan Franco, Jhegson Méndez e David. A ideia era mudar algumas peças e ver se o time reagia dentro de campo. No início do jogo, a estratégia parecia ter sido equivocada. A Ferrinha começou melhor, foi para cima e logo aos 3 minutos, abriu o placar com um belo gol do lateral direito Heitor. A impaciência e a tensão tomaram conta da torcida São Paulina.
Apesar disso, o time Tricolor foi melhor. Pressionou em busca do empate no primeiro tempo todo. Terminou os 45 minutos iniciais com 75% de posse de bola e inúmeras finalizações, mas pecava na pontaria. Muitos chutes fora do alvo.
Na volta da segunda etapa, gol de estreante. Com assistência de Igor Vinicius, David deixou tudo igual na Fonte Luminosa. 1 a 1. O que parecia um ânimo, quase virou pesadelo. Pablo Maia recebeu o segundo amarelo e foi expulso aos 18 minutos. O jogo ficou equilibrado. E no fim, a qualidade são-paulina prevaleceu com gol “Hermano”. Calleri desviou cruzamento e serviu Galoppo, que deu a vitória ao Tricolor. 2 a 1 de virada com um a menos. Grande vitória para dar moral aos comandados de Ceni.
Botafogo 0 x 1 Palmeiras
Mais tarde, às 21:30, o Palmeiras foi a Ribeirão Preto encarar o Botafogo. Após um empate por 0 a 0 dentro de casa na estreia, o Verdão precisava responder. O primeiro tempo foi de bastante equilíbrio. Apesar de o Palmeiras ter a bola, quem chegava com perigo era o time da casa. O Bota era mais rápido para finalizar as jogadas e o centroavante Salatiel chegou a carimbar a trave de Wéverton.
Mas como no futebol, “quem não faz, toma”, o Verdão foi quem saiu na frente. Após disputa no meio de campo, Raphael Veiga ficou com a bola, ajeitou e mandou uma bomba, quase do círculo central. A bola foi no ângulo e bateu na trave antes de morrer no fundo da rede. Golaço. 1 a 0.
Na segunda etapa o jogo ficou mais controlado para o Verdão. O Botafogo teve poucas chances. Salatiel e Osman até levaram certo perigo. O segundo perdeu chance quando Wéverton já estava fora do gol. Do lado palmeirense, Marcos Rocha quase fez o segundo. O Verdão controlou e soube levar o resultado para casa. Se quisesse pressionar mais até poderia, mas ficou por isso. Vitória importante para chegar aos 4 pontos e dar tranquilidade.