Por dentro da Copa: Grupo A tem favorito, donos da casa e equilíbrio por vaga
A Copa do Mundo do Catar está chegando. Nos próximos dias, o planeta todo irá parar para ficar grudado na tela da TV, do Rádio, do Streaming, ou até mesmo dentro dos estádios em cada um dos 64 jogos. Com grandes craques em campo, a expectativa sempre é a melhor possível. Mas você conhece todos as seleções participantes? Sabe quem chega como favorito, como azarão, ou quais as perspectivas de cada grupo? Pois bem, pensando nisso, trouxemos uma análise geral de cada time e de cada grupo. Hoje á vez do Grupo A.
CATAR: Começando pelos anfitriões, o Catar chega para a disputa de sua primeira Copa do Mundo na história. Como pode-se ver, a seleção Catari não tem muita tradição dentro das quatro linhas, mas como sede da maior competição do mundo, o time se preparou da melhor maneira possível para tentar fazer bonito diante de sua torcida. No ano passado, chegou ao terceiro lugar na Arab Cup. Neste ano, desempenhos relativamente bons, como empate com o Chile por 2 a 2 e 4 vitórias consecutivas de outubro para cá. Catar chega com vontade de fazer história.
EQUADOR: A seleção equatoriano vem para esta Copa do Mundo após boas eliminatórias, onde ficou em 4º lugar com 26 pontos em 18 jogos. Adversários dos donos da casa na estreia, os sul-americanos comandados pelo técnico Gustavo Alfaro trazem bons nomes e um jogo coletivo bastante forte. Conhecido dos brasileiros, o zagueiro Robert Arboleda se recuperou de lesão e deve contribuir com a equipe. Com muitos nomes importantes no futebol mexicano, o Equador sonha com a vaga nas oitavas.
SENEGAL: O ano de 2022 foi incrível para os senegaleses. Campeões da Copa Africana de Nações e classificados para a Copa do Mundo, batendo o Egito nas duas situações no pênaltis, com emoção. O roteiro e o retrospecto recente colocam Senegal com a principal seleção africana na competição. A preparação vinha muito bem, até a lesão do craque do time, Sadio Mané. Mesmo com a expectativa de perder o Mundial, Mané foi convocado e fará tratamentos intensivos, na busca de participar da Copa.
HOLANDA: A grande favorita da chave. Sem perder há 15 jogos, a Laranja Mecânica tem voltado aos seus dias de protagonismo na Europa. Classificados para a fase final da Nations League, os comandados de Louis van Gaal vem para o Oriente Médio em busca do título inédito. Com uma seleção renovada, excelentes jovens talentos e um jogo bastante ofensivo como de costume, os holandeses se colocam como favoritos ao primeiro lugar e até a fazer 9 pontos. Já foram 3 finais e 3 vice-campeonatos.
Prévia do Grupo: Holanda chega como grande favorita para fazer os 9 pontos. É mais time que todos os concorrentes e passa tranquila. Equador tem time para passar. Confronto direto com Senegal deve definir. Sadio Mané seria fundamental para os senegaleses sonharem com uma vaga. Se jogar, pode fazer a diferença. Já os donos da casa, devem fazer apenas os 3 jogos.
Palpite: Holanda 9, Equador 6, Senegal 3, Catar 0