Quartas de final: Brasil vacila e perde nos pênaltis para a Croácia. Argentina leva gol no último lance, mas avança nos pênaltis

Brasil x Croácia

A sexta-feira começou com o duelo entre Croácia e Brasil. Os croatas haviam passado na fase anterior pelo Japão nas penalidades, já o Brasil havia goleado por 4 a 1 a Coreia do Sul.

O jogo começou com o Brasil tendo a posse de bola, mas parando na forte marcação da Croácia que fechava muito bem as linhas. Pelo meio Neymar era perigoso e Vini Junior pela esquerda criava problemas quando cortava para dentro, seja para tocar ou arriscar em gol, mas foram poucas as chances. Aos poucos a Croácia passou a encaixar a marcação e levava perigo nos contra-ataques, principalmente pelo lado direito de ataque. O Brasil passou a ter dificuldades de ter a bola, enquanto o trio de meio da Croácia rodava bem a bola, mas sem grande efetividade. O primeiro tempo terminou mesmo empatado em 0 a 0.

No segundo tempo o Brasil voltou melhor e foi aí que começou a brilhar a estrela do goleiro croata. Em pelo menos 4 situações o goleiro salvou em lances decisivos que poderiam resultar em gol. O Brasil mexeu e mandou a campo Rodrygo na vaga de Vinícius Junior. O Brasil melhorou ainda mais e começou a ter boas chances. A Croácia tentava diminuir o ritmo quando tinha a posse. Modric, Kovacic e Brozovic faziam grande partida e davam trabalho para a marcação brasileira.

Na prorrogação os dois times começaram a sentir a parte física. O Brasil tinha a bola e Croácia parecia mais cansada. Em jogada de inspiração Neymar tabelou primeiro com Rodrygo e depois com Paquetá, driblou o goleiro e marcou um golaço. Gol histórico do camisa 10 que agora iguala Pelé como maior artilheiro da seleção. 1 a 0 para o Brasil no final da primeira etapa da prorrogação.

No segundo tempo da prorrogação tudo parecia caminhar para a classificação brasileira. Faltando 4 minutos para o final do jogo, um vacilo coletivo. O Brasil perdeu a bola no campo de ataque e Croácia aproveitou Modric fez rápida transição até a bola chegou em Orsic que cruzou rasteiro para Petkovic finalizar, a bola ainda desviou em Marquinhos e morreu no fundo do gol. Um erro grotesco do Brasil. No momento do contra-ataque croata haviam 7 jogadores do Brasil no campo de ataque.

Brasil vacila e perde nos pênaltis para a Croácia
Brasil vacila e perde nos pênaltis para a Croácia

A partida foi para os pênaltis. Os croatas abriram marcando com Vlasic e Rodrygo parou em Livakovic. Em seguida todos marcaram até a vez de Marquinhos que bateu cruzado e acertou a trave, sacramentando a eliminação do Brasil para a Croácia. Fim do sonho. Cruel da forma que foi e estando tão perto da classificação.

Argentina x Holanda

A Holanda dominou a posse de bola como era de se esperar. A Argentina era incisiva e tinha o talento de Messi. Aos 34 minutos o craque avançou e deu lindo passe, na medida para Molina que dominou e marcou o primeiro dos argentinos. A Holanda ainda tentou chegar no primeiro tempo, mas terminou mesmo com a vantagem argentina.

No segundo tempo a Argentina seguia melhor sob o comando de Messi. O camisa 10 era perigoso e ditava o ritmo da partida, chamando o jogo, cavando faltasse incomodando a defesa holandesa. Aos 27 minutos pênalti para a Argentina. Na cobrança Messi com frieza converteu e marcou o segundo dos argentinos. A partida parecia caminhar para a definição. A Holanda no entanto foi pra cima. Aos 37 minutos Weghorst marcou de cabeça e diminuiu. Pouco depois Berghuis quase empata em chute forte que foi na rede pelo lado de fora. Tudo parecia definido até os 99 minutos. No último lance do jogo a Holanda em jogada ensaiada empatou com Weghorst. 2 a 2 e a partida foi para a prorrogação.

Na prorrogação a partida foi pouco movimentada na primeira etapa, mas no segundo tempo da prorrogação a Argentina foi pra cima e quase marcou com Messi e depois com Lautaro. Di Maria quase marcou um gol o olímpico e no último lance da prorrogação Enzo Fernandez acertou a trave.

Argentina leva gol no último lance, mas avança nos pênaltis
Argentina leva gol no último lance, mas avança nos pênaltis

Nas penalidades cresceu Martínez. O goleiro argentino pegou as cobranças Van Dijk e Berghuis. Coube a Lautaro converter o pênalti decisivo e classificar os argentinos.

A Argentina enfrenta a Croácia nas semifinais da Copa do Mundo. Na terça-feira às 16h no Estádio Lusail as duas equipes se enfrentam em busca da vaga na final.

0