Resumo do dia 12 de Copa do Mundo: Marrocos e Japão superam favoritos e fazem história. Alemanha vence e salva Espanha.
Canadá x Marrocos
Em jogo de sensações da Copa do Mundo, Marrocos e Canadá fizeram jogo bastante disputado. O Marrocos começou melhor o jogo. Ofensivamente foi letal. Logo no começo da partida Ziyech aproveitou falha da zaga e abriu o placar. O segundo gol marroquino veio de ótima bola de Hakimi para En-Nesyri que dominou e bateu cruzado para ampliar o placar. No fim na primeira etapa os canadenses diminuíram o placar com gol contra de Aguerd.
Na segunda etapa o Canadá foi muito melhor e criou muitas oportunidades. O empate quase veio na cabeçada de Hutchinson que bateu na trave. O resultado seguiu até o final. Vitória do Marrocos e classificação garantida em primeiro lugar no grupo. O Canadá se despede com boas atuações, mas sem somar nenhum ponto na Copa do Mundo.
Croácia x Bélgica
Bélgica e Croácia quando caíram no mesmo grupo de Canadá e Marrocos, esperava-se que a última partida entre os dois apenas definiria o líder da Grupo F, mas o que aconteceu foi completamente inesperado. As duas equipes entraram em campo precisando somar pontos e com riscos de ficar fora da segunda fase. Enquanto a Croácia jogava pelo empate, a Bélgica só avançaria em caso de vitória.
Durante o primeiro tempo a Croácia dominou a primeira etapa e teve chances de abrir o placar, mas acabou parando nas boas defesas Courtois. O jogo teve um lance muito polêmico em pênalti sofrido por Lovren, mas que acabou anulado por impedimento do zagueiro croata no começo do lance.
Na segunda etapa a Bélgica foi para cima. O treinador Roberto Martinez mandou o time para cima e colocou Lukaku. O camisa 9 teve as grandes chances da vitória, inclusive uma bola na trave, mas não era o dia dos Belgas. A Croácia avança em segundo lugar do grupo e encara o Japão. Para a Bélgica um final melancólico para sua geração mais talentosa que acaba eliminada na primeira fase.
Costa Rica x Alemanha
Os alemães entraram em campo precisando vencer e torcendo para a Espanha segurar um empate contra o Japão. No primeiro tempo a Alemanha dominou o jogo e saiu na frante logo aos 9 minutos com Gnabry. Mesmo em vantagem a Alemanha seguiu em cima, mas não conseguiu construir uma vantagem maior.
Na segunda etapa se imaginava que a Alemanha iria marcar a qualquer momento. Oque se viu foi a Costa Rica reagir. Com 12 minutos Tejada empatou e aos 24 minutos Vargas marcou o gol da virada. Nesse momento a Costa Rica estava passando de fase, porque no outro jogo do grupo o Japão vencia a Espanha. Mal deu tempo de comemorar e Havertz empatou o jogo aos 27 minutos e o mesmo Havertz virou aos 39 minutos. Nesse momento um empate espanhol contra o Japão daria a classificação para a Alemanha. Ainda deu tempo para Füllkurg marcar o quarto gol alemão e fechar o placar. Na outra partida se confirmou a vitória japonesa que confirmou a eliminação alemã.
Japão x Espanha
A zebra japonesa voltou a dar as caras no Grupo E. Contra a Espanha os japoneses podiam passar até com um empate, dependendo do resultado do jogo entre Costa Rica e Alemanha. Em caso de vitória o Japão seria o líder do grupo.
A Espanha saiu na frente com gol de Morata. Após o gol os espanhóis mantiveram a posse de bola e pouco atacaram. O Japão não conseguia encaixar um bom ataque e a Espanha apenas administrou.
No segundo tempo a Espanha flertou com o perigo. O Japão voltou pressionando e chegou ao empate com Doan. A Espanha da primeira etapa não voltou para o segundo tempo. Aos 5 minutos Tanaka marcou o gol da virada. O lance causou muita controvérsia. O VAR conferiu para saber se a bola saiu pela linha de fundo antes do gol de Tanaka. O VAR confirmou que a bola não saiu. Em um momento do jogo a Espanha estava sendo eliminada, pois a Costa Rica estava vencendo a Alemanha, mas no fim os alemães viraram o jogo e salvaram os espanhóis. A Espanha pressionou, mas parou no goleiro japonês. Nas oitavas a Espanha enfrenta o Marrocos, enquanto o Japão encara a Croácia.