Resumo do primeiro dia de oitavas de final: Holanda e Argentina confirmam o favoritismo e estão nas quartas de final
Holanda x Estados Unidos
Na primeira partida das oitavas de final a Holanda enfrentou os Estados Unidos. Líder do grupo A, a Holanda entrou com a favorita para o duelo, mas tinha pela frente um adversário duro que enfrentou de igual para igual o bom time da Inglaterra.
A Holanda entrou com oque tinha de melhor para a partida. Sem renunciar a suas táticas teve paciência e eficácia. Os americanos taticamente entraram com uma proposta de pressionar alto, tentando evitar que a Holanda tivesse facilidade para sair tocando bola. Aos 9 minutos um suco de futebol holandês. A Holanda era pressionada pela marcação alta dos americanos, mas tiveram paciência para sair tocando até a bola chegar para Dumfries pela direita que fez ótimo cruzamento rasteiro para Depay acertar belo chute de primeira. 1 a 0 para a Holanda. Os Estados Unidos após o gol saíram mais para o jogo. As melhores chances eram criadas pela direita com Weah e Dest. Os americanos pareciam até melhores no jogo quando a Holanda chegou ao segundo gol. Em jogada parecida com o lance do primeiro gol o ala Dumfries novamente fez cruzamento rasteiro e dessa foi Blind quem marcou. 2 a 0 para a Holanda.
Com a vantagem a Holanda a administrava, mas os americanos seguiam pressionando. Pulisic era quem dava mais trabalho para os holandeses. Os americanos quase chegaram ao empate em vacilo de Depay que recuou mal e viu Wright se antecipar ao goleiro, driblá-lo e finalizar, mas Dumfries salvou em cima da linha. Logo em seguida novo vacilo de Depay. Dessa vez a bola sobrou para Pulisic que cruzou rasteiro e Wright desviou a bola meio sem jeito e a bola morreu no fundo do gol. 2 a 1 para a Holanda. Os americanos eram melhores no jogo, mas a comemoração durou muito pouco. Apenas 5 minutos depois Blind fez cruzamento que encontrou Dumfries, grande destaque da partida, que marcou o seu gol. 3 a 1 para a Holanda. Os americanos até tentaram voltar para a partida, mas a Holanda se fechou bem e garantiu a classificação.
Argentina x Austrália
A Argentina entrou em campo como a grande favorita contra a Austrália. Tudo que os argentinos não queriam era uma nova zebra, assim como foi na estreia contra a Arábia Saudita. A partida era especial para o craque Lionel Messi. O jogo diante dos australianos marcava a partida 1000 de Messi como profissional.
O jogo começou como era de se imaginar. A Argentina tinha a bola e comandava as ações ofensivas, enquanto a Austrália se fechava e tentava um jogo mais físico para ter alguma vantagem, até por isso o jogo começou mais faltoso, com chegadas mais fortes dos australianos. A Argentina tinha dificuldades para trabalhar a bola entre as linhas da Austrália que era bem compactas. O jogo era carente de boas chances de gol. Até que aos 34 minutos Messi aproveitou passe de Otamendi e encontrou o espaço que só ele encontra para marcar o gol. 1 a 0 para a Argentina. Após o gol os argentinos trocaram passes e mantiveram a vantagem até o intervalo.
Com a vantagem a Argentina manteve seu ritmo e teve chance com Messi que acabou chutando no meio do gol, facilitando a vida do goleiro Mat Ryan. Aos 11 minutos o goleiro australiano voltou a aparecer. Após recuo o goleiro vacilou e tentou driblar De Paul, mas Julian Alvarez estava ligado, roubou a bola e marcou o gol. 2 a 0 para a Argentina. O gol deu tranquilidade aos Hermanos. A vitória estava encaminhada de forma tranquila até os 35 minutos do segundo tempo. Foi aí que Goodwin chutou de longe e a bola desviou em Enzo Fernandez matando o goleiro Martinez. 2 a 1 e Austrália viva no duelo. Aos 35 grande susto para Argentina. Behich fez fila e finalizou, mas Lisandro Martinez apareceu na hora certa para evitar o gol de empate. A Argentina teve chances de matar o jogo em jogadas criadas por Messi e servindo Lautaro Martinez por três vezes, mas o atacante acabou desperdiçando. Messi seguia comandando a Argentina. No fim do jogo a Austrália quase chegou ao empate. Kuol aproveitou bola na área e finalizou, mas parou em grande defesa de Martinez.
A Argentina avança e vai enfrentar a Holanda, velho rival em Copas. Esse deve ser sem dúvidas um dos mais tradicionais duelos da história das Copas. Esse será o sexto duelo entre as equipes em Copas do Mundo. O confronto é equilibrado, com pequena vantagem para Holanda. São duas vitórias da Holanda, um empate e duas vitórias para Argentina, uma na prorrogação e outra nos pênaltis. O duelo inclusive já decidiu a Copa do Mundo em 1978, quando a Argentina venceu na prorrogação por 3 a 1 e garantiu seu primeiro título mundial. Será sem dúvidas um grande jogo.