Resumo do segundo dia de oitavas de final: França e Inglaterra garantem classificação com tranquilidade e bom futebol
França x Polônia
Na primeira partida do dia a França enfrentou a Polônia. Os franceses entraram em campo com muito favoritismo, mas a Polônia tinha Lewandowski , melhor jogador do mundo em 2021.
A partida começou com a França tomando iniciativa. Superior tecnicamente os franceses eram perigosos, principalmente pelo lado esquerdo com Mbappé. O craque francês infernizava a vida do lateral direito Cash, que em muitos momentos não conseguia parar Mbappé nem com falta.
Apesar da superioridade francesa a primeira grande chance foi da Polônia. Após troca de passes pela esquerda a bola sobrou na entrada da área para Zielinski que soltou uma pancada, Lloris defendeu e no rebote Kaminski bateu pro gol, mas Varane salvou em cima da linha. Após o susto a França voltou a atacar e quando a partida caminhava para o empate em 0 a 0 no intervalo Mbappé achou ótimo passe para Giroud marcar aos 43 do primeiro tempo. 1 a 0 para a França.
Com a vantagem a França seguiu melhor no segundo tempo. Mbappé seguia infernizando pelo lado esquerdo. A Polônia precisava do empate e acabou se expondo. Era oque a França queria. Após Griezman dar um chutão para o ataque o atacante Giroud dominou com extrema categoria e tocou para Dembele que avançou e serviu Mbappé que soltou uma bomba, sem chances para Szczesny, um golaço de Mbappé. A partida estava dominada pela França e os poloneses pouco atacavam. Aos 45 minutos novamente ele, Mbappé, o nome do jogo fez outro golaço. 3 a 0 para a França. Ainda houve tempo para a Polônia marcar no final. De pênalti Lewandowski até perder o primeiro, mas Lloris se adiantou. Na segunda tentativa o astro polonês marcou, dando números finais a partida.
Inglaterra x Senegal
Na segunda partida do dia a Inglaterra enfrentou Senegal. Os ingleses tiveram uma baixa importante algumas horas antes do duelo. O atacante Sterling deixou a delegação por conta de problemas familiares e retornou a Inglaterra. A saída de Sterling abriu espaço para Foden entrar no time titular.
A Inglaterra começou a partida tendo mais posse de bola e tomando iniciativa, mas não conseguia criar chances reais de gol. Do outro lado Senegal jogava de forma reativa e quase abriu o placar com Sarr. Logo em seguida novamente Sarr, dessa vez o atacante bateu cruzado exigindo boa defesa de Pickford. Senegal parecia melhor, mas foi aí que a Inglaterra deu o primeiro golpe. Em contra-ataque Bellingham avançou e tocou para Henderson abrir o placar. Pouco depois mais um contra-ataque inglês, dessa fez Foden serviu Kane que avançou e bateu sem chances para Mendy. 2 a 0 para a Inglaterra e confortável vantagem na segunda etapa.
Na segunda etapa Senegal tentou mudar para voltar ao jogo, mas aos 11 minutos veio o golpe fatal. Após boa jogada pela esquerda novamente Foden deu o passe e dessa vez Saka completou para a rede. Com a vaga praticamente garantida os ingleses administraram a partida e diminuíram o ritmo do jogo. Final de jogo. 3 a 0 para Inglaterra.
Nas quartas de final um jogo que promete muito. França x Inglaterra. Duas das favoritas ao título mundial. De um lado Mbappé do outro Kane. Será a terceira vez na história das copas que as duas seleções se enfrentam. Em 1966 e 1982 se encontraram na fase de grupos, ambas terminaram com vitória dos ingleses (2 a 0 e 3 a 1).