Resumo do terceiro dia de oitavas de final: Croácia avança nos pênaltis contra o Japão. Brasil passeia e atropela a Coreia do Sul
Croácia x Japão
O jogo começou bastante equilibrado entre Croácia e Japão. Os croatas tinham um meio campo bastante talentoso, principalmente com Modric. Logo no começo da partida Perisic quase marcou em vacilo da zaga japonesa, mas acabou parando no goleiro japonês. Os japoneses se organizaram e tocava muito bem a bola. Aos 43 do primeiro tempo o Japão chegou ao gol. Após cobrança de escanteio curto a bola sobrou para Maeda que estufou as redes. 1 a 0 para o Japão, que garantiu o resultado até o intervalo.
Na volta do intervalo não demorou para que a Croácia voltasse para o jogo. Aos 9 minutos Lovren fez ótimo cruzamento na medida para Perisic testar firme para empatar o jogo. Perisic com o gol marcado contra o Japão soma agora 10 gols pela seleção em competições internacionais (Copa do Mundo e Eurocopa). É o primeiro jogador na história da Croácia a atingir essa marca na seleção.
Após o empate o ritmo ficou frenético. Os japoneses quase marcaram com Endo, mas parou em boa defesa de Livakovic. Em seguida foi a vez de Modric quase marcar. Em chute forte de fora da área o craque croata exigiu grande defesa de Gonda. O jogo caminhou com chances de ambos os lados, mas a partida terminou mesmo empatada em 1 a 1 e a decisão foi para a prorrogação.
Na prorrogação o Japão parecia mais inteiro fisicamente. A Croácia perdeu Modric que foi substituído por cansaço. O empate se manteve até o final e a partida foi para as penalidades. Foi aí que brilhou a estrela de Livakovic. O goleiro croata defendeu os pênaltis de Minamino, Mitoma e Yoshida. Os croatas marcaram com Vlasic, Brozovic e Psalic. Livaja acertou a trave. Mas a vitória ficou mesmo com a Croácia que aguardaria o duelo entre Brasil e Coreia do Sul para conhecer seu adversário nas quartas de final.
Brasil x Coreia do Sul
O Brasil entrou em campo como o claro favorito para o duelo. As boas notícias eram os retornos de Neymar e Danilo recuperados de lesão. Danilo entrou na lateral esquerda, enquanto Militão jogou pela lateral direita. Do meio para frente a formação foi a mesma da estreia.
O Brasil começou a partida de forma avassaladora. Aos 8 minutos Raphinha fez ótima jogada pela direita e cruzou rasteiro, Vini Junior dominou e bateu com categoria, abrindo o placar para o Brasil. 4 minutos mais tarde Richarlison antecipou a zaga e sofreu pênalti. Na cobrança Neymar bateu com extrema categoria, descolando completamente o goleiro e ampliando o placar. A Coreia até tentou incomodar em chute de longe de Hee-Chan que exigiu grande defesa de Alisson. O Brasil seguia incisivo e após linda triangulação Thiago Silva deu lindo passe para Richarlison marcar o terceiro gol. Na comemoração até o treinador Tite fez a “dança do pombo” com o camisa 9 da seleção. Ainda no final da primeira etapa Vini Junior achou belo passe para Paquetá marcar mais um. 4 a 0 para o Brasil e final do primeiro tempo.
Na segunda etapa o Brasil administrou a partida que estava praticamente definida ainda no primeiro tempo. A Coreia aproveitou que o Brasil reduziu o ritmo e passou a incomodar o Brasil e conseguiu marcar com Seung-Ho em chute de longe. O treinador Tite fez mudanças na equipe. Deu descanso para Danilo e Neymar que voltavam de lesão e colocou até o goleiro Weverton, dando a oportunidade de todos os 26 convocados entrarem em campo na Copa do Mundo. Final de jogo. Brasil vence por 4 a 1 a Coreia em sua melhor partida até agora na Copa. A grande notícia além da grande atuação é Neymar. O camisa 10 da seleção está saudável e fez grande partida.
Nas quartas de final Brasil e Croácia duelam por uma vaga nas semifinais. A partida será realizada na próxima sexta-feira, às 12h, no Estádio Cidade da Educação. O vencedor enfrentará nas semifinais o vencedor do duelo entre Holanda e Argentina, que também jogam na sexta. Às 16h no Estádio Lusail.