RODADA #38: Última jornada define rebaixado e vagas na Libertadores
O Campeonato Brasileiro termina neste domingo. Com campeão definido, resta apenas uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, duas vagas para as fases preliminares e o último rebaixado, além de vagas na Sul-Americana. Com tanta coisa em jogo, quase todas as partidas tem sua importância e valem alguma coisa, muito além do que apenas a premiação por melhor colocação. Só um jogo no sábado, com os outros nove no domingo, no mesmo horário.
Em jogo para “cumprir tabela”, o Flamengo recebe o rebaixado Avaí no Maracanã. O Fla é quinto colocado e pode no máximo chegar ao quarto lugar. Já campeão, está com time reserva e se despedirá de sua torcida antes da parada para a Copa. Vice lanterna e já na segundona, o Avaí faz testes para a próxima temporada.
No domingo, 9 jogo simultâneos. Começando por Red Bull Bragantino e Fluminense no interior paulista. O Flu ainda sonha com o vice campeonato e espera tropeço do Internacional. Já o Braga precisa da vitória para se garantir na Sul-Americana do ano que vem. Jogo de dois times ofensivos.
Sonhando com a Libertadores, o Fortaleza visita o Santos na Vila Belmiro. O Peixão não briga por mais nada, está garantido na Sula e cumpre tabela. Já o Leão precisa vencer e secar América Mineiro e Botafogo para voltar à Libertadores. Jogo bom.
Também garantido na Sula, o Goiás encara o São Paulo na Serrinha. Sem maiores pretensões o Esmeraldino terá pela frente um Tricolor que precisa vencer o seu jogo e torcer contra 3 adversários para estar na Pré-Libertadores do ano que vem. Situação complicada para Rogério e seus comandados.
Em jogo de muita disputa, América e Atlético Goianiense medem forças no Independência. O Coelho precisa da vitória e de tropeço do Botafogo para voltar à Liberta. O Dragão precisa vencer e que o Cuiabá perca, além de tirar saldo, para não ser rebaixado. Situação delicada, mas não impossível.
Na Arena Castelão, Ceará e Juventude fazem duelo de rebaixados. Em confronto que deve se repetir ano que vem pela Série B, o Vozão tenta ao menos encerrar a temporada com vitória diante de seu torcedor, enquanto o Juventude faz seus testes para o próximo ano.
Valendo vaga na fase de grupos da Liberta, o Atlético Mineiro visita o Corinthians na Neo Química Arena. O Timão tenta apenas melhorar sua colocação, já que está garantido na fase de grupos. O Galão precisa ganhar e secar o Furacão para se garantir no G-6. Duelo importante.
Pelo sobrevivência, o Cuiabá recebe o Coritiba na Arena Pantanal. O Dourado precisa de apenas 1 pontinho para se safar do rebaixamento. Já o Coxa, ainda sonha com uma vaga na Sul-Americana e promete não facilitar as coisas para o adversário desesperado. Promessa de jogo tenso.
Em jogo de líderes, que poderia ter sido a final, Internacional e Palmeiras se enfrentam no Beira-Rio. O Gigante poderia ser palco de uma “decisão”, mas o Verdão não facilitou as coisas tratou de garantir o título com antecedência. Já o Colorado, precisa apenas de um empate para assegurar o vice sem depender do Flu. Dois grandes times, sem pressão, jogo tende a ser bom.
Por fim, e com muita importância, Athletico Paranaense e Botafogo entram em campo com a Libertadores em mente. O Furacão precisa vencer para se garantir no 6º lugar e estar na fase de grupos. O Fogão ainda sonha com o G-6, mas também precisa do 3 pontos para, ao menos, chegar ao 7º lugar e estar nas fases prévias. Empate ou derrota podem tirar o alvinegro carioca até do G-8. Jogaço.
É o fim do Brasileirão. Se não for agora, não vai mais. Depois de domingo é Copa do Mundo!