Santos 0 x 2 Fortaleza: Leão derrota o Peixe na Vila e vai para a Libertadores
O Santos recebeu o Fortaleza neste domingo, às 16:00. A partida, que era válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, aconteceu no Estádio da Vila Belmiro, casa da torcida do alvinegro praiano, que esteve presente em bom público para apoiar o time em sua última partida da temporada. Apesar do apoio da torcida alvinegra, o Fortaleza foi melhor e brigou pela sua vaga na Liberta até o final. Resultado, 2 a 0 e classificação garantida para o Leão do Pici.
Antes da bola rolar, Orlando Ribeiro teve que substituir o meia Luan, que vinha treinando entre os titulares, mas relatou incômodo e não foi relacionado. Sandry assumiu um papel um pouco mais adiantado. Já Vojvoda apostou no ataque com Thiago Galhardo e Romarinho, além da velocidade de Pedro Rocha e Hércules pelas pontas.
Com o primeiro tempo em jogo, era de se esperar uma partida equilibrada. O Santos por jogar em casa, iria para cima como de costume. Mas quem tinha motivos de fato para querer mais a vitória era o Fortaleza, que brigava por algo dentro da competição. Precisando da vitória o Leão foi melhor na primeira etapa. Logo aos 7 minutos, em lance de bola parada, Galhardo bateu travado na defesa. Aos 11, Pedro Rocha tentou de cabeça, mas mandou por cima.
A primeira boa chegada do Peixe foi após chute desviado em que a bola sobrou para Marcos Leonardo, sozinho, na marca do pênalti, bater torto para fora. Grande chance desperdiçada. Mas o Leão seguiu melhor. E se o Santos perdeu chance lá, Thiago Galhardo não deixou por menos. O atacante recebeu cruzamento e desviou de cabeça, quase dentro da pequena área, mas mandou pelo lado. Aos 35 minutos, mais Fortaleza. Pedro Rocha exigiu boa defesa de João Paulo.
Na volta da segunda etapa, o jogo ficou truncado. Muitos cartões, muitas faltas e poucas chances claras de gol. O Santos até igualou na posse de bola, mas não conseguia ser efetivo na criação. Até que aos 20 minutos, em bela jogada ensaiada de falta, o Fortaleza chegou ao gol. Linha de passe muito bem treinada, 5 toques na bola até ela chegar para Galhardo, na pequena área, só escorar de cabeça. Golaço. 1 a 0 Leão e a vaga na Libertadores ficava mais próxima. O gol à principio foi anulado por impedimento, mas após consulta ao VAR, gol legal confirmado.
O Peixe seguia ficando mais com a bola, mas sem inspiração nenhuma para chegar ao gol. O Fortaleza, muito bem treinado, sabia o que fazer e era letal. Aos 34, Silvio Romero serviu fez o pivô para Moisés, que ficou na cara do gol e bateu na saída de João Paulo. 2 a 0. Estrela de Vojvoda, com gol e assistência dos jogadores que ele colocou após o primeiro gol do time.
Com a vantagem, foi só esperar o apito final. Os resultados colaboraram e o Fortaleza voltará a Libertadores em 2023. Grande trabalho de Vojvoda e bela recuperação dentro do campeonato. Já o Santos, fica apenas com a Sul-Americana e começa a pensar num 2023 melhor, com novo treinador.