Santos 4 x 0 Portuguesa: Peixe amassa a Lusa e volta à briga por vaga
O Santos recebeu a Portuguesa neste domingo às 16:00 horas, horário de Brasília. A partida era válida pela décima rodada do Campeonato Paulista e foi disputada no estádio da Vila Belmiro, casa do alvinegro praiano. Os times voltaram a se enfrentar após 8 anos, com a ausência da Lusa da principal divisão do estado. Em 2015, vitória do Peixe por 3 a 1 no Canindé. Desta vez, na Vila Famosa, o Peixe precisava de um bom resultado para se manter vivo na briga por vaga nas quartas de final. Enquanto a Lusa, brigava contra o descenso.
Antes de a bola rolar, Odair Hellmann trouxe um Santos bastante ofensivo, apostando em Lucas Lima na criação e no trio de ataque formado por Ângelo, Mendoza e Marcos Leonardo. Já Gilson Kleina, viria com a tradicional estratégia de se defender e esperar o adversário para contra atacar. Mas a estratégia caiu por terra logo nos primeiros momentos. Com pouco mais de um minuto de jogo, Lucas Lima deixou Marcos Leonardo na boa para fazer 1 a 0. Festa na Vila, no melhor início possível para o Peixão. A pressão saía e o time poderia jogar mais leve.
E assim foi. O Peixe chamou a Lusa para o seu campo e foi mortal nos contragolpes. Em jogada rápida, Lucas Lima avançou pela esquerda e acertou lindo passe para, novamente, Marcos Leonardo colocar para as redes aos 19 minutos de jogo. 2 a 0, com dois gols em participação da dupla. O Peixe estava com tudo. E viria mais. O Santos controlava o jogo e não corria riscos. A Portuguesa até tentava equilibrar na posse de bola, mas não conseguia levar perigo. Até que em boa trama do ataque santista, Marcos Leonardo, artilheiro da tarde, foi também um bom garçom e serviu Mendoza para fazer o terceiro. 32 minutos de jogo. 3 a 0 para o Santos. Vila Belmiro em festa.
Como se não bastasse o jogo estar tranquilo, a Lusa resolveu colaborar. O volante Marzagão deu uma cotovelada em Sandry e foi expulso direto. Perdendo por 3 a 0 e com um jogador a menos, a situação ficava irreversível para o time da capital.
Na segunda etapa, Odair sacou Joaquim que já tinha amarelo e colocou Bauermann. E o zagueirão foi logo participar do ataque. Após escanteio de Lucas Lima, ele desviou e Mendoza apareceu sozinho na segunda trave para colocar números finais no confronto. 4 a 0. Um passeio santista. Coube ao Peixe administrar o resultado no restante da partida. Até poderia ter feito mais se forçasse.
Fim de jogo. Vitória importante para o Santos que espanta o risco de rebaixamento e se coloca de vez na briga por uma das vagas nas quartas de final. Importante ver Lucas Lima fazendo as pazes com a torcida e jogando bem com o manto santista. Jogo contra o Corinthians fica decisivo para vaga. Já a Lusa precisa vencer de qualquer jeito seu próximo jogo se não quiser ser rebaixada. Situação delicadíssima.