Santos goleia fácil o Juventude e volta a mirar a Liberta
O Santos recebeu o Juventude nesta segunda-feira, às 20:00. A partida, válida pelo encerramento da trigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada na Vila Belmiro e o Peixe saiu com a vitória por 4 a 1.
Antes da bola rolar, o técnico interino Orlando Ribeiro promoveu mudanças no ataque. Luan retornou ao banco de reservas, dando vaga a Lucas Barbosa. O menino da vila formou a frente santista com Lucas Braga, Ângelo e Marcos Leonardo, todos crias da base do Peixe. Já o Juventude, do também interino Lucas Zanella, depositava suas fichas no garoto Rafinha, de apenas 19 anos e no centroavante paraguaio Isidro Pitta.
Com o início do jogo, todos esperavam um Santos dominante, indo para cima do virtual rebaixado Juventude e com seu poderia ofensivo de 4 atacantes. Mas não foi o que se viu nos primeiros minutos. Um valente Juventude veio para incomodar. Mesmo sem ficar muito com a bola, os Jaconeros arriscavam muito de fora da área. Levaram muito perigo, quando o meia sul-coreano Chico acertou linda cobrança de falta. A bola explodiu na trave esquerda do goleiro João Paulo. O Santo ficava com a bola, mas parecia um pouco perdido sem um camisa 10, um meia de referência na criação. Os atacantes tentavam as jogadas individuais pelas laterais, mas sem muita inspiração.
Até que aos 23 minutos, o Peixe chegou. Após boa jogada pela esquerda, cruzamento para a entrada da área e Carlos Sanchez bateu firme. O goleiro Pegorari espalmou, mas a bola sobrou no pé de Lucas Braga, que completou pra rede. Peixão 1 a 0 no alçapão da Vila Belmiro.
O gol deu uma boa tranquilizada no time santista. Antes nervoso, o Peixe agora tinha a tranquilidade no placar. Mas o Juventude não se abateu e continuou tentando jogar. Sem medo, quando tinha a bola, buscava incomodar o Santos. No restante da primeira etapa, conseguiu equilibrar o jogo e até perdeu boa chance com Isidro Pitta.
No segundo tempo, vendo que a equipe tinha dificuldades no meio, Orlando Ribeiro mexeu. Colocou Sandry na vaga de Sánchez e o garoto Ed Carlos como meia, na vaga de Lucas Barbosa. Madson também entrou na vaga de Auro. As mudanças deram resultado e o Peixe melhorou. E logo aos 8 minutos, chegou ao segundo gol. Após bola lançada na frente, Marcos Leonardo ganhou do zagueiro no corpo e, com um lindo toque, encobriu o goleiro Pegorari. Golaço! 2 a 0 para o Santos.
O Peixe ficou cada vez mais à vontade. Aos 17 minutos, após falta cobrada para dentro da área, Madson subiu e desviou para a rede. 3 a 0. Vitória tranquila e encaminhada. Vitória que ficaria ainda maior. Aos 28 minutos da etapa final, Ângelo recebeu dentro da área e só rolou para Lucas Braga marcar o segundo dele, o quarto do Santos. 4 a 0. Baile na Vila Belmiro.
O Juventude até descontou aos 32 minutos. Bruno Nazário recebeu na intermediária e acerto belo chute, no cantinho de João Paulo. Golaço de honra do time Jaconero. 4 a 1.
Ainda teve tempo para Orlando Ribeiro promover a estreia de Miguelito, jovem boliviano xodó da base santista, que foi pedido e saudado pela torcida. Primeiro jogo como profissional de mais uma das joias do Peixe.
Fim de jogo. O Santos segue apresentando melhora, chega aos 40 pontos, 8 atrás do G-6 e 5 atrás do 8º colocado, que também pode dar uma vaga na Liberta. O sonho continua. Por outro lado, o Juventude segue na lanterna e tem praticamente certa sua queda para a Série B.