São Paulo 1 x 2 Corinthians: Timão quebra tabu e vence o Tricolor no Morumbi
O São Paulo recebeu o Corinthians neste domingo, às 18:30, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A partida foi válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Foi a primeira vez que as equipes se encontraram neste ano. Em um clássico bastante disputado e bem jogado, com diferentes alternativas e estratégias, o Corinthians levou a melhor e bateu o São Paulo pelo placar de 2 a 1.
Antes da bola rolar, Rogério Ceni surpreendeu ao deixar o camisa 10 Luciano no banco de reservas. O técnico do time mandante colocou um meio de campo com Méndez, Pablo Maia e Rodrigo Nestor, abriu Wellington Rato e David nas pontas e manteve apenas Calleri no comando do ataque. Já pelo lado visitante, Fernando Lázaro apostou na experiente dupla de zaga Gil e Balbuena. Com problemas no setor de volantes, os garotos Roni e Du Queiroz fizeram companhia para Renato Augusto.
A bola rolou e o São Paulo começou com a posse de bola. Jogando em casa, o time tentava infiltrar na defesa corinthiana, mas não levava muito perigo nas finalizações. O Corinthians, por sua vez, apostava num jogo mais cauteloso, trabalhando a bola e sem se expor muito. E logo aos 18 minutos, a estratégia visitante deu resultado. Renato Augusto teve liberdade e achou lindo lançamento para Fágner. O lateral cruzou para trás e Adson desviou pra rede. O gol, à princípio, foi anulado em campo, mas o VAR corrigiu e validou o tento corinthiano. 1 a 0.
A partir do gol o São Paulo teve que sair mais. Mesmo sem levar tanto perigo, se expunha de forma mais frequente. O Corinthians manteve sua estratégia e conseguia encontrar caminhos para incomodar. Ainda na primeira etapa, aos 33 minutos, Róger Guedes foi lançado, ganhou na velocidade, invadiu a área e cruzou na medida para Adson deixar o segundo dele. 2 a 0. Corinthians era cirúrgico. 2 finalizações e 2 gols.
Após uma primeira etapa em que pouco conseguiu incomodar Cássio, Rogério mexeu. Substituiu o vaiado lateral Orejuela pelo estreante Caio Paulista e colocou Luciano na vaga de Pablo Maia, soltando de vez o time. O tricolor melhorou e teve ainda mais a bola na segunda etapa, enquanto o Corinthians se postou atrás para garantir o resultado.
O São Paulo passou a levar perigo. Méndez acertou um chutaço na trave. Luciano arriscava de longe, mas pouco conseguia fazer. Com as substituições do Corinthians, o time se postou cada vez mais atrás e ficou mais lento, sem alternativas de contra-ataque. O São Paulo pressionou e chegou ao primeiro gol aos 32 da etapa final. Após cruzamento de Wellington, Luciano dominou e bateu bonito, sem chances para Cássio. 2 a 1. A pressão aumentou e assim ficou até o final do jogo. O São Paulo foi para cima, mas não conseguiu a igualdade. No finzinho, Luciano desperdiçou boa chance, após lançamento e escorada de Arboleda.
Fim de jogo. O Corinthians quebrou um tabu de quase 5 anos sem vencer o rival no Morumbi. Sendo cauteloso e preciso, o Timão levou a melhor em seu primeiro clássico. Já o São Paulo, mostrou bom repertório, mas pecou nas finalizações e excessos de cruzamento. Há um caminho, mas precisa de alguns ajustes.