São Paulo 3 x 1 Santos: Tricolor amassa o Peixe e vence clássico no Morumbi
O São Paulo recebeu o Santos neste domingo às 19:00. A partida era válida pela oitava rodada da fase de grupos do campeonato paulista e foi disputada no estádio do Morumbi, lotado pela torcida tricolor. Em noite de muita chuva, o time da casa soube se adaptar melhor ao gramado, contou com expulsões do rival e venceu de forma até tranquila pelo placar de 3 a 1.
Antes da bola rolar, os técnicos surpreenderam. Rogério Ceni colocou Galoppo como titular, manteve Luciano como armador e ainda contou com o retorno do artilheiro Jonathan Calleri no comando do ataque. Já Odair Hellmann, mesmo jogando fora de casa, foi com 4 atacantes para o jogo, afim de usar a velocidade contra a defesa são-paulino.
O jogo começou e os primeiros minutos foram equilibrados, com o São Paulo ficando com a bola e o Santos levando perigo no contra-ataque. Mas aos 15 da etapa inicial, com o gramado enxarcado, a bola parada definiu. Após cobrança de falta da esquerda, Calleri subiu mais que a defesa e desviou para a rede. 1 a 0 e festa tricolor. O gol desestabilizou a equipe santista, que passou a ter mais dificuldades e apresentar nervosismo. E nessa pressão, novamente após lance de bola parada, outro lance que mudaria os rumos do jogo.
Após cabeçada, o lateral Lucas Pires impediu o gol são-paulino com o braço. Pênalti e cartão vermelho para o santista. Galoppo bateu com categoria e ampliou. 2 a 0 com um jogador a mais, com 25 minutos de jogo. O São Paulo poderia construir uma goleada. Mesmo com a vantagem, os donos da casa continuaram melhores no jogo, mas “tiraram o pé” um pouco. O Santos só conseguiu chegar com perigo em finalização de Mendoza, que Rafael espalmou.
Na volta da segunda etapa, Rogério trouxe sangue novo com 3 alterações. O gramado pesado e a vantagem numérica fizeram o treinador mexer. E logo no princípio da segunda etapa, o nervosismo bateu novamente no Peixe. Em dividida, João Lucas deixou a sola em Calleri. O VAR chamou e o árbitro não hesitou em expulsar o lateral santista. Santos com 9 jogadores, com mais 40 minutos por jogar. As expulsões acabaram com qualquer chance de reação santista.
Coube ao São Paulo administrar a posse de bola, que foi de 87% no segundo tempo, e não se desgastar. O Tricolor não fazia força e via a vitória cada vez mais perto. O Santos não tinha escolha a não ser se fechar e evitar levar um goleada histórica. Com a vitória encaminhada, o volante Luan, que tinha entrado no segundo tempo arriscou de fora da área e venceu João Paulo. 3 a 0 aos 42 minutos. Ainda teve tempo do Peixe descontar. Nos acréscimos, a bola parou na poça d’água e enganou Rafael. O goleiro fez pênalti em Rwan. O garoto bateu firme e descontou. 3 a 1 e fim de jogo.
O São Paulo vence bem o clássico e se isola na liderança. Já o Peixe, com tudo que houve, segue na lanterna, mas ainda com chances de classificação. As circunstâncias deixaram o jogo ainda mais complicado.