São Paulo 4 x 1 Portuguesa: Tricolor atropela a Lusa no Morumbi
O São Paulo recebeu a Portuguesa nesta quinta-feira, às 21:30, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Após 8 anos, as equipes voltaram a se enfrentar. Na última partida entre os dois times, realizada em 2015, o São Paulo venceu pelo placar de 3 a 0. Ontem, a história foi parecida. O Tricolor massacrou a Lusa por 4 a 1 e chega motivado para o clássico da próxima rodada, diante do Corinthians, no domingo, às 18:30.
Antes de a bola rolar, Rogério Ceni mandou a campo um time um tanto quanto misto. Nomes como Robert Arboleda, Jhegson Méndez e Jonathan Calleri foram poupados, já visando o Majestoso do fim de semana. A Lusa, de Mazola Jr, entrou num 4-5-1, com o claro propósito de se defender e explorar os contra-ataques.
O primeiro tempo foi de um amplo domínio do time da casa. O São Paulo conseguia segurar a posse de bola e rodar de um lado para o outro buscando brechas na defesa da Lusa. A Portuguesa, por outro lado, só se defendia e não conseguia levar perigo ao gol de Rafael em momento algum. Ficava claro que o São Paulo chegaria ao primeiro gol assim que houvesse uma brecha. Wellington Rato tentou e acertou a trave. Já aos 36 minutos, o próprio Rato bateu escanteio e serviu Luciano que cabeceou no ângulo para abrir o placar. 1 a 0. Festa dos donos da casa no Morumbi.
No segundo tempo, as coisas não mudaram muito. A Portuguesa sofria para criar e, por estar perdendo, acabava cedendo mais espaços ao time de Rogério Ceni. E logo aos 12 minutos, David fez linda jogada individual pela esquerda, invadiu a área e só rolou para Galoppo, substituto de Calleri, completar pra rede. 2 a 0. A partir daí, o jogo ficou ainda mais tranquilo.
Aos 29, Rodrigo Nestor invadiu a área e foi derrubado por Madison. Pênalti para o São Paulo. Novamente ele, Galoppo, bateu com extrema categoria para ampliar. Golaço de pênalti. 3 a 0 e jogo tranquilo para o São Paulo. Rogério então começou a rodar o elenco, dando oportunidades para quem tem menos minutos e diminuindo o desgaste dos titulares, de olho no clássico do domingo. Nomes como Luan, Pedrinho, Juan, Liziero e Marcos Paulo ganharam tempo de jogo.
A Lusa até diminuiu em contragolpe. Nathan saiu na cara do goleiro e bateu no cantinho para descontar. 3 a 1. Porém, no minuto seguinte, o Tricolor voltou a castigar. Vacilo da zaga da Portuguesa, Liziero dividiu, Pedrinho ficou com a bola, invadiu a área e fuzilou. 4 a 1 e fecha a conta.
Vitória tranquila e importante para o São Paulo. Tornou o jogo fácil e mostrou superioridade. Ganha moral para o Majestoso de domingo, 18:30, também no Morumbi, com apoio do seu torcedor. Já a Lusa conhece sua segunda derrota e perde a chance de chegar na zona de classificação do grupo D. Mazola precisará fazer ajustes.