Semifinais da Copa: Dois favoritos e dois azarões querem fazer história
A Copa do Mundo do Catar está caminhando para sua reta final. Faltam apenas 4 jogos da competição mais importante do mundo. Argentina, Croácia, França e Marrocos seguem na disputa. Para muitos, a final entre França e Argentina parece ser inevitável. Porém, Croatas e Marroquinos já demonstraram ser adversários um tanto quanto indigestos para os favoritos. Fizemos uma breve análise de como cada seleção chega para a disputa dessas semifinais e, consequentemente a final ou terceiro lugar. Campanhas históricas e grandes narrativas.
Argentina
Nossos Hermanos entraram como favoritos dentro da competição. Ao lado de Brasil e França, formavam o tridente de postulantes ao título. A estreia vexatória com derrota para a Arábia Saudita trouxe bastante sofrimento na campanha argentina, que conseguiu se reerguer e se classificar com duas vitórias contra Polônia e México. Nos mata-matas, passou pela Austrália no tempo normal e pela Holanda no sufoco dos pênaltis, após estar vencendo por 2 a 0. O time chega pronto para jogar as “duas finais” e mantém muito vivo o sonho do tricampeonato. Vai medir forças com a Croácia, levando consigo uma carga de favoritismo, mas com um pé atrás após ver o que o Brasil sofreu.
Croácia
Poderíamos estar aqui falando de uma das maiores semifinais da história das Copas do Mundo, com um Brasil x Argentina de muito respeito. Porém, a Croácia resolveu estragar a festa. Os croatas comandados por Luka Modric fizeram uma campanha de muitos empates. 2 na fase de grupos por 0 a 0, contra Bélgica e Marrocos, e 2 nos mata-matas contra Japão e Brasil, tendo vencido os dois nos pênaltis. Apenas uma vitória contra o Canadá no tempo normal, por 4 a 1. É um time bastante difícil de ser batido e não perde desde junho. Os europeus tentam repetir a campanha histórica de 2018 e voltar à final, para uma possível revanche contra os franceses.
França
Por falar neles, talvez os grandes favoritos do momento. A França chegou ao mundial com uma série de lesões em jogadores importantes, como Kanté, Pogba, Kimpembé e Benzema. Mesmo assim, o elenco é muito qualificado e jogadores como Tchouaméni, Griezmann, Mbappé e Giroud deram conta do recado. Na fase de grupos, 2 vitórias, contra Austrália e Dinamarca, com time completo e 1 derrota para a Tunísia com time inteiro reserva. Nos mata-matas, vitórias contra Polônia e Inglaterra, uma das favoritas também. Ou seja, o time titular está 100% e vem voando para as semis. Os franceses tem pela frente a zebra marroquina e sabem que tem de entrar a mil por hora para não serem surpreendidos.
Marrocos
Por fim, a grande zebra do Catar. A seleção marroquina, maior torcida presente na Copa, vem fazendo história. Invicto, com apenas 1 gol sofrido em toda a competição, Marrocos já deixou pelo caminho seleções consideradas favoritas, como a Bélgica na fase de grupos, Espanha nas oitavas e, mais recentemente, Portugal nas quartas. Agora, talvez o maior desafio dos africanos, a grande favorita França é a próxima parada. Comandados por Ziyech e Hakimi, os marroquinos querem seguir escrevendo uma das histórias mais lindas dos mundiais. Faltam 2 passos para o título.