Suécia 0 x 3 Bélgica: Belgas atropelam e começam bem as eliminatórias
A seleção da Suécia recebeu a Bélgica nesta sexta-feira às 16:45. A partida era válida pela abertura das eliminatórias para a Euro de 2024 e foi disputada no Estádio Friends Arena, em Solna, na Suécia. O duelo marcava a volta da Bélgica e sua geração tratada como “envelhecida” após a desastrosa participação na Copa do Mundo do Catar de 2022. Os belgas foram visitar os suecos que ficaram de fora do último mundial, e queriam começar com o pé direito em busca de uma vaga na Euro. As seleções estão no Grupo F das eliminatórias, que conta também com as equipes da Áustria, Estônia e Azerbaijão.
Antes de a bola rolar, o técnico Jan Andersson escalou uma Suécia no tradicional 4-4-2, com destaque para o setor ofensivo, composto por Emil Forsberg, Dejan Kulusevski e Alexander Isak. Já a Bélgica, do recém contratado Domenico Tedesco vinha com a base de seus experientes jogadores, como De Bruyne, Lukaku e Courtois, mas também com jovens nomes como Amadou Onana e Dodi Lukebakio.
Postagens relacionadas
Com a bola rolando, a Suécia tentou partir para cima no início. Jogando em casa, com o apoio de sua torcida, o time amarelo buscou o gol de abertura. Mas logo, com o passar do tempo, a Bélgica conseguiu equilibrar as ações e passou a dominar o jogo. Os belgas fizeram uma boa primeira etapa, onde ficavam muito mais com a bola, chegando a ter 63% de posse. O time não arriscava chutes de fora, mas conseguia entrar na área com certa frequência. O primeiro gol demorou, mas saiu. Aos 30 minutos, com assistência de Lukebakio, o centroavante Romelu Lukaku abriu o placar. 1 a 0 para os visitante em Solna.
E o time não parou. Na volta da segunda etapa, a Bélgica continuou melhor. E a dupla Lukebakio e Lukaku estava impossível. O ponta direita do Hertha Berlim novamente serviu o centroavante da Inter de Milão que fez o segundo. 2 a 0 aos 4 minutos. O jogo ia ficando tranquilo para os belgas, que pouco viam os donos da casa incomodarem Courtois. Aos 15 minutos, Tedesco sacou o Lukebakio e deu chance ao jovem Bakayoko, de apenas 19 anos, do PSV Eindhoven.
A Suécia até equilibrou o jogo, conseguia chegar um pouco mais a partir do recuo natural da Bélgica com o resultado garantido. Forsberg teve boa chance na segunda etapa, mas desperdiçou. Quem não desperdiçou foi Lukaku. Após assistência de Bakayoko, que tinha acabado de entrar, o artilheiro conferiu seu terceiro gol. Hat-Trick na conta. 3 a 0 e fecha a conta.
A Bélgica se mostrou bastante superior. Após o fiasco na Copa do Mundo no Catar, a mudança de técnico e diversas brigas internas, o time mostra que ainda tem qualidade. Uma renovação se faz necessária, mas existem talentos que podem conduzi-la. Os experientes ainda tem lenha para queimar. Já a Suécia, agora tem que remar contra os adversários do grupo para confirmar o favoritismo ao segundo lugar e garantir sua vaga na Euro.