Suécia x Bélgica: Escalações e tudo sobre a partida
A seleção da Suécia recebe a Bélgica nesta sexta-feira às 16:45. A partida é válida pela abertura das eliminatórias para a Euro de 2024 e será disputada no Estádio Friends Arena, em Solna, na Suécia. O duelo marca a volta da Bélgica e sua geração tratada como “envelhecida” após a desastrosa participação na Copa do Mundo do Catar de 2022. Os belgas visitam os suecos que ficaram de fora do último mundial, mas tem uma seleção bastante competitiva. As seleções estão no Grupo F das eliminatórias, que conta também com as equipes da Áustria, Estônia e Azerbaijão. Ou seja, o favoritismo das duas é claro, independente do resultado desta sexta-feira. Ambas devem confirmar suas vagas, se não houver zebras.
A Suécia segue mantendo seu treinador. Mesmo em má fase, Janne Andersson parece inabalável e já superou a marca de 2.463 dias no posto sem que os resultados justificassem tal longevidade. Em 83 jogos, foram 43 vitórias, 14 empates e 26 derrotas. No Mundial do ano passado, estava pronto para se classificar. Porém, duas derrotas na reta final permitiram que a Espanha ficasse com o primeiro lugar na chave e a vaga direta na Copa do Catar. Ou seja, acabou precisando disputar a repescagem e acabou sendo derrotado pela Polônia de Robert Lewandowski. Na Liga das nações, novo vexame. Rebaixamento para a Liga C, após pífia campanha de apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas. O treinador então chamou Zlatan Ibrahimovic de volta. Com 41 anos, o ídolo é esperança de que as coisas possam melhorar para os suecos.
Postagens relacionadas
A Bélgica, por sua vez, manteve o espanhol Roberto Martinez por mais de seis anos como treinador, mesmo não vencendo campeonatos. Sua melhor geração da história não conquistou nenhum título até agora e, com a idade avançada, não parece ter forças para tal. Na última Copa do Mundo, por exemplo, os belgas foram eliminados ainda na primeira fase. Com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota), ficaram atrás de Marrocos (sete pontos) e Croácia (cinco). A partir daí, Martínez foi dispensado e Domenico Tedesco foi o escolhido para assumir a vaga. Fora do campo, a crise também se instalou. Tentando encontrar “bodes expiatórios” para a eliminação precoce, as relações entre atletas não ficaram boas. Domenico Tedesco, em sua primeira convocação, não inventou muito e chamou os veteranos Thibaut Courtois, Jan Vertonghen, Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku, considerados “culpados” pelo fracasso. Por outro lado, também deu espaço para jovens como Lois Openda, Dodi Lukebekio e Leandro Trossard. A expectativa é de que ele conduza uma renovação.
Em se tratando de classificação, a vaga não deve ser um problema para as seleções. São muito mais time que os adversários. Talvez a Áustria incomode. Mas Bélgica e Suécia tem tudo para avançar para a Eurocopa. Basta ver se a Suécia volta a apresentar bons resultados com o mesmo treinador e se a Bélgica, de novo comandante, terá bons resultados com a renovação. São bons times, com bons nomes. Resta saber se haverá o encaixe.
Palpite: Suécia 1 x 2 Bélgica