Taça Libertadores: Flamengo e Athletico duelam pela Glória Eterna

Está chegando a hora! Neste sábado, às 17:00 horário de Brasília, a bola rola para o jogo mais importante da América Latina. Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam na cidade de Guayaquil, no Equador, pela final da Taça Libertadores da América de 2022. Em jogo único disputado em solo equatoriano, conheceremos o mais novo campeão do continente e os nomes que estarão para sempre gravados na Glória Eterna.

O Flamengo chega como favorito para a grande decisão. Primeiro colocado em sua chave na fase de grupos, o rubro-negro do Rio de Janeiro sofria com questionamentos ao trabalho de Paulo Sousa no início da competição. Após a chegada de Dorival Jr, o time deslanchou. Nos mata-matas, despachou com certa facilidade o Tolima nas oitavas de final. Também conseguiu duas vitórias diante do Corinthians nas quartas. Nas semifinais, sobrou contra o argentino Vélez Sarsfield. Agora, na decisão, o Fla conta com o retrospecto favorável diante do Furacão para levantar o Tri da Liberta. Nos últimas 3 jogos, classificação sobre o adversário na Copa do Brasil e goleada por 5 a 0 no Brasileirão, em duelo composto pelas equipes reservas dos dois times.

Já o Furacão vem como azarão, mas em totais condições de competir e ser campeão num jogo de 90 minutos – ou quem sabe até pênaltis. Em segundo lugar no grupo, o Furacão teve que decidir seus jogos de mata-mata longe da Arena da Baixada. Nas oitavas, foi buscar a vaga com um empate no Paraguai contra o Libertad, que já havia enfrentado no grupo. Nas quartas de final, duelo pesado contra o Estudiantes, na Argentina, e classificação suada, no finzinho. Nas semis, calou o Allianz Parque com um 2 a 2 após vencer a ida por 1 a 0. O time sabe se comportar em situações adversas e buscará surpreender mais uma vez um favorito. Mesmo com o recente retrospecto sendo desfavorável, o Furacão aposta em Felipão e sua experiência em Libertadores para conquistar o título inédito e maior sonho de sua torcida.

O Flamengo deve ir para o jogo com o “time das copas”, como apelidou Dorival. Ou seja, o que tem de melhor a sua disposição. João Gomes deve retornar para a equipe principal após desfalcar o time na final da Copa do Brasil. No mais, todas as principais peças do elenco do Fla devem estar à disposição.

Um provável Flamengo na decisão deve ter: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís, João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Jr.

Já o Athletico, tem algumas dúvidas quanto a escalação. Com seus titulares poupados no último jogo, Felipão vive a dúvida entre escalar o time com 3 zagueiros, como na Copa do Brasil, ou manter a escalação habitual. Pablo, com dores musculares, ainda é dúvida. Se não jogar, Vitor Roque deve assumir o comando do ataque.

Um provável Athletico na decisão pode ser: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Erick (Alex Santana), Hugo Moura, Fernandinho; Canobbio (Terans), Vitinho e Pablo (Vitor Roque).

A arbitragem será do argentino Patrício Loustau. Nas bandeiras, auxiliam Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky. O VAR será comandado por Mauro Vigliano.

Jogo do ano para as duas equipes. Flamengo favorito, mas tudo em aberto. Sem muito mais o que falar. É Final de Libertadores. E isso basta.

TALVEZ VOCÊ GOSTE

0