Taça Libertadores: Tudo sobre as semifinais que começam nesta terça-feira
A Taça Libertadores da América chega para sua fase decisiva. Após grandes confrontos nas fases de oitavas e quartas de final, conhecemos os 4 melhores times do continente, que agora tem mais dois jogos para garantir a sua vaga na grande decisão, no dia 29 de outubro, na cidade de Guayaquil, no Equador. 3 brasileiros e 1 argentino irão duelar por 2 vagas na disputa pela Glória Eterna. Com a possibilidade de um replay da decisão do ano passado, as próximas duas semanas prometem parar o continente até conhecermos os dois integrantes da batalha final.
Athletico x Palmeiras
Começando pelo jogo de terça-feira, às 21:30, o Athletico Paranaense tenta retornar à decisão da Liberta após a derrota em 2005 para o São Paulo. Para isso, terá a ingrata missão de superar o atual bicampeão do torneio, o Palmeiras. O Verdão, por sua vez busca chegar ao inédito tricampeonato consecutivo e se isolar no ranking nacional com 4 títulos do maior torneio do continente. O Furacão tem a seu favor a força da Arena da Baixada, onde o time tem 4 vitórias e 1 empate na competição. Além disso, o experiente técnico Luiz Felipe Scolari ama mata-matas e sabe muito bem como encará-los. A esperança do time é repetir o último confronto contra o alviverde paulista. No Allianz Parque, com time alternativo pelo Brasileirão, o Athletico aplicou um surpreendente 2 a 0 no time de Abel Ferreira. Nas quartas, apesar de empatar por 0 a 0 na Arena, o Furacão foi até a Argentina e eliminou o Estudiantes pelo placar de 1 a 0, com gol do garoto Vitor Roque.
Por outro lado, o Palmeiras vive seu melhor momento na temporada. São 12 jogos de invencibilidade, com 8 vitórias no período. O time de Abel carrega longa invencibilidade jogando como visitante pelo torneio. Nunca é fácil receber o alviverde. Líder do Brasileirão, o Porco tem conseguido concentrar suas forças nas duas competições e deve lutar pelos dois títulos até o final. Na fase anterior, o Palmeiras mostrou superação e mais uma vez, provou que nunca será fácil vencê-lo. Na primeira partida, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Atlético no Mineirão e, mesmo assim, buscou o empate, trazendo o 2 a 2 para São Paulo. Na volta, em jogo duríssimo, o Verdão chegou a ficar com 9 atletas em campo, com as expulsões de Danilo e Scarpa. Ainda assim, soube jogar com raça e se manteve vivo, levando a decisão para os pênaltis e avançando. Promessa de excelentes jogos e muita disputa.
Vélez Sarsfield x Flamengo
O outro confronto trata-se de um tradicional Brasil x Argentina. Na quarta-feira, às 21:30, o Flamengo vai até o José Amalfitani, em Buenos Aires, encarar o Vélez Sarsfield. Como é de se esperar de uma rivalidade antiga entre duas nações, o jogo promete ser tenso, pegado e muito disputado.
O Vélez tem concentrado seus esforços na Taça Libertadores. Tanto que no Campeonato Argentino, o time é o penúltimo colocado com apenas 1 vitória e 12 pontos em 16 jogos. Mesmo assim, quando o assunto é a Liberta, os azuis têm se mostrado muito fortes. De quase eliminados na fase de grupos, o time do técnico Alexander Medina conseguiu duas importantes vitórias e avançou em segundo lugar, aos trancos e barrancos. Nos mata-matas encarou dois conhecidos locais. Eliminou o favorito River Plate nas oitavas e a surpresa Talleres nas quartas. Agora, terá pela frente um fortíssimo Flamengo, que busca voltar à final após a derrota traumática no ano passado.
Por falar no Mengão, a equipe de Dorival chega com muita moral para as semis. Após eliminar o Corinthians, com um 3 a 0 no agregado, o rubro-negro sonha em chegar à final novamente e, quem sabe, uma possível revanche diante do Palmeiras. Na temporada, já são 14 jogos de invencibilidade e disputando também os títulos do Brasileirão e Copa do Brasil. O Fla chega como favorito, mas nunca se pode subestimar um time argentino e sua catimba.
Tá acabando. Faltam 3 jogos para a Glória Eterna. É decisão!