Tensão, vitória e confusão: Timão vence o Universitário no Peru e está nas oitavas da Copa Sul-americana
O Corinthians foi até o Peru, onde enfrentou o Universitário por uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-americana. Antes mesmo da partida o clima era de bastante pressão, reflexo dos acontecimentos do jogo de ida no Brasil. O jogo na Neo Química Arena foi vencido pelo Corinthians, o que deu vantagem ao time de Luxemburgo, mas o que inflamou de verdade foram os acontecimentos fora de campo. O preparador físico do time peruano foi flagrado e detido após fazer gestos racistas em direção à torcida corintiana. O profissional racista segue preso no Brasil, o que gerou revolta do elenco e da diretoria peruana. O que se criou foi um cenário muito tenso para o jogo de volta.
Postagens relacionadas
Antes mesmo da partida as autoridades peruanas recomendaram que a delegação corintiana fosse ao estádio no ônibus da polícia, condição que foi rechaçada pela diretoria alvinegra. O Corinthians enviou um ofício á Conmebom pedindo que a segurança fosse reforçada. A cúpula alvinegra cogitou até não disputar a partida temendo o pior, mas desistiu da ideia e o Timão foi a campo.
No jogo o Corinthians entrou recheado de reservas e garotos. Os únicos titulares foram Roger Guedes e Murillo. Em campo o Timão entrou com uma formação com três zagueiros. Bruno Mendez e Caetano completaram o trio ao lado de Murillo. No começo da partida o Corinthians conseguia ter a bola e quase não sofria pressão. O time peruana sofria para armar jogadas de perigo. Carlos Miguel foi pouco exigido na primeira etapa. O Timão aos poucos foi recuando e acabou o primeiro tempo sem muita saída de bola. Felipe e Guedes acabaram isolados e pouco conseguiram produzir ofensivamente. A melhor chance do time peruano foi no final da primeira etapa quando Carlos Miguel espalmou cobrança de falta para escanteio.
No segundo tempo o Corinthians mudou. Ruan saiu e Matheus Araújo entrou. O jovem parece ter sentido o jogo e ficou bastante sumido. O Universitário se lançou mais ao ataque no segundo tempo e deixou o Timão ainda mais desconfortável, principalmente na saída de bola e o Corinthians passou a se livrar da bola. Aos poucos foi se acertando e achar brechas no defesa peruana. Foi em um contra-ataque que nasceu o gol corintiano. Bidu fez ótimo cruzamento e Guedes cabeceou na trave, no rebote Maycon aproveitou e estufou a rede para fazer 1 a 0 para o Corinthians. Precisando do gol o Universitário se lançou ao ataque e poucos minutos depois conseguiu o empate. Após toque na mão de Biro dentro da área, pênalti para o Universitário, Flores converteu e deixou os peruanos vivos no jogo. O time peruano reascendeu a torcida e foi para cima, mas em novo contra-ataque, Roger Guedes arrancou e fez tudo sozinho até a finalização que foi defendida, no rebote o garoto Ryan completou para o gol. 2 a 1 para o Timão. Na comemoração uma confusão foi criada pelo time peruano. Ryan tirou a camisa e mostrou para o estádio o escudo do Corinthians, esse foi o motivo para a confusão que resultou na expulsão de dois jogadores de cada lado, polícia em campo e mais de 15 minutos de acréscimos. Após a confusão o Timão segurou o placar e está nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O Timão volta à campo no sábado quando enfrenta o Bahia pelo Brasileirão na Fonte Nova. Pela Sul-Americana Newell’s Old Boys nas oitavas de final, em datas e horários a se definir, o Timão inicia a disputa em casa e define na Argentina.