Vasco (5) 0 x 0 (6) ABC: Vasco dá vexame e está eliminado da Copa do Brasil
O Vasco recebeu o ABC, de Natal, nesta quinta-feira às 21:30. A partida era válida pela segunda fase da Copa do Brasil, disputada em jogo único, e aconteceu no estádio de São Januário, casa da torcida cruzmaltina. Não havia vantagem para nenhum dos lados. Qualquer empate levaria a decisão da vaga para as penalidades máximas.
Postagens relacionadas
O técnico Maurício Barbieri poderia escalar um time misto, visando a decisão de domingo contra o Flamengo pelo estadual. Porém, o treinador colocou em campo um Vasco com quase todos as suas principais peças, a fim de decidir o confronto. Já o ABC, como esperado, veio com uma linha de 5 defensores e claramente iria jogar nos contragolpes, buscando o erro do adversário.
Com a bola em jogo, o Vasco foi para cima. Jogando em casa, com o apoio de seu torcedor, o time ficava com a bola e buscava espaços no fechado time do Rio Grande do Norte. Mas a primeira chance foi do ABC. Em boa trama de Paulinho Moccelin e Raphael Luz, o camisa 16 exigiu defesa de Léo Jardim. A proposta do ABC era clara e poderia levar perigo ao Vasco, se o time bobeasse. O primeiro tempo foi de bastante paciência. O Vasco tentava achar os espaços enquanto o ABC se defendia. Foram 67% de posse de bola cruzmaltina, mas sem nenhuma finalização certa em direção ao gol adversário. O clima de tensão começou a tomar São Januário, mas ainda haviam 45 minutos e a torcida estava confiante em, pelo menos, um gol.
Na volta da segunda etapa, o ritmo da partida se repetiu. Era o Vasco com a bola e o ABC, já contente com o empate, esperando um vacilo dos donos da casa. Em todo caso, os pênaltis já agradariam os visitantes. As chances só apareciam nos chutes de longe. Puma tentou para o Vascão. Alemão tentou para o ABC. Mas ambas sem muito perigo aos goleiros.
O tempo ia passando e nada do gol sair. Aos 37 minutos, após jogada pela esquerda, Pedro Raul desviou cruzamento e quase fez. O goleiro Simão fechou bem a tentativa. No fim, Erick tentou de longe e exigiu nova boa defesa de Simão. No fim dos acréscimos, o ABC poderia ter matado o jogo, mas Rafael desperdiçou, cara a cara com Léo Jardim. Enfim, as penalidades.
Nas cobranças, os times estavam bem. O Vasco fez os 3 primeiros. Na terceira cobrança do ABC, Walfrido mandou na trave. Pedro Raul teve nos pés a classificação cruzmaltina na quinta cobrança. Porém, o centroavante bateu muito mal e isolou. Nas alternadas, Luca Orellano bateu um “tiro de meta” e mandou a bola longe, quase na arquibancada. Coube a Wellington Reis converter e classificar o ABC. Histórico. O alvinegro de Natal elimina o Vasco da Gama na Colina.
Por um lado, feito histórico dos nordestinos. Por outro, vexame gigantesco do Cruzmaltino. Eliminação precoce, nada esperada para quem investiu tanto e contava com o retorno financeiro das próximas fases. Fracasso.