Bolívar 3 x 1 Palmeiras: Com reservas, Verdão perde na altitude
O Bolívar recebeu o Palmeiras nesta quarta-feira, às 21:30. A partida era válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores da América e foi disputada no estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, na Bolívia. Era a estreia do alviverde imponente, semifinalista no ano passado, na fase de grupos, já com um desafio dos mais de 3500m dos bolivianos.
Antes de a bola rolar, Abel cumpriu o que era esperado, e mandou a campo um time com bastante reservas. Muitos garotos, como Naves, Fabinho e Garcia. Breno Lopes, Flaco López e Jaílson também ganharam chances. A grande novidade foi mesmo a reestreia de Artur. Já o Bolívar, de Antônio Carlos Zago, também mandou a campo o time esperado, com as esperanças no atacante Ronnie Fernández.
Postagens relacionadas
Com o início do jogo, os donos da casa foram para cima. Aproveitando ímpeto da altitude, do adversário com time alternativo, o Bolívar tentou abafar para sair na frente. Conseguia rodar a bola e chegar com perigo. Em cobrança de falta desviada, a bola quase enganou Marcelo Lomba. Porém, aos 13 minutos, quem abriu o placar foi o Palmeiras. Brigando sozinho, Flaco López ficou com a bola, puxou para a esquerda e acertou lindo chute, na gaveta, de muito longe. Golaço. 1 a 0 Verdão. Mesmo pior, o alviverde conseguia sair na frente.
Mas durou pouco. Logo aos 20 minutos, Ronnie Fernandéz serviu Pablo Hervías, que empatou a partida. 1 a 1. O jogo então ficou equilibrado. O Palmeiras passou a ter algumas chances. Breno Lopes poderia ter feito, mas parou na zaga. Flaco López exigiu boa defesa de Lampe. Até que, já no final do primeiro tempo, após chute de longe, Jaílson pôs a mão na bola. Como já tinha amarelo, foi expulso. Palmeiras com um a menos. Como se não bastasse, 1 minuto depois, em jogada ensaiada de bola parada, Sagredo escorou pro meio e Bejarano virou o jogo. 2 a 1 para os donos da casa no fim dos 45 iniciais.
Na volta do segundo tempo, com um a menos, o Verdão teria dificuldades. Porém, nos primeiros 5 minutos, José Sagredo também levou o segundo amarelo e foi expulso. Estava 10 contra 10. O jogo seguiu equilibrado. O Palmeiras tentou ficar com a bola, mas pouco conseguiu incomodar o goleiro do Bolívar. Talvez pela falta de entrosamento. Abel até tentou colocar Gabriel Menino, Rafael Navarro, Pedro Lima e Ian, mas não adiantou. Até Richard Rios entrou para sua estreia. Mas eram pouquíssimas finalizações. Lampe quase não teve trabalho nos 45 minutos finais.
Já no finalzinho, Javier Uzeda recebeu de Roberto Fernández e deu números finais à partida. 3 a 1 para os bolivianos e vitória garantida. Final de partida. De olho na decisão do paulista, a derrota de hoje na altitude talvez já fosse esperada. Palmeiras não fez um mau jogo. Mas a expulsão acabou complicando ainda mais as chances de vitória do Verdão. Com titulares, poderia ter ganho com tranquilidade. Tem tempo para recuperar e deve classificar tranquilamente.