Flamengo fica no empate com o Ceará e perde chance de encostar na ponta
O Flamengo recebeu o Ceará neste domingo, às 11:00. A partida, que era válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, foi disputada Estádio do Maracanã, casa do rubro-negro carioca. Com a chance de diminuir a diferença para o Palmeiras, que empatou com o Red Bull Bragantino, o Mengão não soube aproveitar e ficou apenas no empate com o Ceará.
Dorival Jr colocou em campo o chamado “time do campeonato”, com algumas alterações. David Luiz, Léo Pereira e Gabigol foram pro jogo. O lateral uruguaio Varela e o volante chileno Pulgar também começaram entre os 11 titulares. Já Lucho González, fazendo sua estreia na beira do campo do Vozão, contou com Jô no comando do ataque. O atacante foi contratado recentemente para assumir o posto de “9”.
O jogo começou bastante estudado. O Flamengo até tinha mais a bola, mas não levou muito perigo nos minutos iniciais, como costuma fazer jogando em casa. Pelo lado do Ceará, Jô era bastante acionado pelos companheiros. O centroavante recebeu na área, girou e bateu bem logo aos 14 minutos, mas mandou pra fora. A primeira grande chance do Fla foi só aos 24 minutos. Após cruzamento de Gabigol, Diego dividiu com o zagueiro e quase colocou pra dentro.
Gabigol e Éverton Cebolinha eram os mais acionados pelo lado do Mengão. Aos 30 minutos, Gabi bateu firme de esquerda para boa defesa de João Ricardo. Cebolinha por sua vez, partia para cima com dribles e tentativas de longe. Quando tudo se encaminhava para o 0 a 0 no intervalo, Stiven Mendoza foi lançado em contra-ataque mortal, invadiu a área e serviu Jô. O centroavante bateu firme de canhota e venceu o goleiro Santos. 1 a 0 para o Vozão em pleno Maraca, lotado.
Na volta da segunda etapa, Dorival mexeu bastante. Vidal, Pedro, Éverton Ribeiro e Matheuzinho foram pro jogo. O Fla veio com tudo em busca do empate logo no início. E conseguiu. Logo aos 7 minutos, Após escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e ficou limpa para Gabigol, dentro da pequena área, só escorar. 1 a 1. Explosão rubro-negra no Maraca. Havia muito tempo para conseguir a virada.
A pressão era grande. Em seguida, Pedro tentou de cabeça, mas parou em João Ricardo. O Fla era melhor e a virada parecia questão de tempo. Para ajudar, Jô reclamou com muita rispidez de um toque de mão de Vidal. O árbitro não pensou duas vezes e expulsou o atacante. Ceará com 10 atletas.
O volume do Flamengo só aumentou. Aos 23 minutos, Pedro quase marcou. O artilheiro recebeu na meia lua, ajeitou pro pé direito e buscou o ângulo. João Ricardo fez defesa espetacular para salvar o Ceará. Já no fim do jogo, Cebolinha buscou a finalização de fora da área, mas a bola insistia em não entrar e raspou a trave.
Nos acréscimos, Gabigol também acabou expulso por reclamação. Ele já tinha levado amarelo no fim da primeira etapa pelo mesmo motivo. Final de partida. Empate com gosto amargo para o Mengão, que poderia ter diminuído a vantagem para o Palmeiras. Já o Vozão, se segurou em boa parte da segunda etapa com um a menos, mas ainda segue próximo à zona do rebaixamento.