Santos 0 x 1 Corinthians: Timão vence o clássico na Vila Belmiro
O Santos recebeu o Corinthians neste sábado às 19:00. A partida era válida pela trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro e aconteceu no Estádio da Vila Belmiro, casa do Peixão, com direito à bom público da torcida do alvinegro praiano. O Santos buscava a vitória diante do rival, que vinha de um dolorido vice-campeonato no meio de semana, para se aproximar da zona de libertadores. Porém, em jogo movimentado de duas expulsões, o Corinthians aproveitou sua chance e saiu com a vitória pelo placar de 1 a 0.
Para o duelo, o técnico Orlando Ribeiro, que tinha alguns desfalques, colocou o jovem Alex na zaga ao lado de Luiz Felipe. Na frente, a esperança de gols era o artilheiro Marcos Leonardo. Já Vitor Pereira, não contou com alguns de seus principais jogadores, como Renato Augusto e Fágner, que nem saíram do banco. Roger Guedes e Yuri Alberto comandavam o ataque.
O início de jogo foi bastante pegado, como todo clássico. Os dois times queriam a bola e os números mostram isso. 50% de posse de bola para cada lado na primeira etapa. O Santos, porém, era mais incisivo e tentava mais finalizações. A primeira boa chance foi com Lucas Braga. Após rebote de escanteio, a bola ficou viva e, com o goleiro Cássio no chão, o atacante cabeceou por cima do gol. Aos 22 minutos, nova chega santista. Após tabela entre Ângelo e Marcos Leonardo, a bola sobrou para Lucas Braga que bateu pro gol, mas Fausto Vera salvou em cima da linha. Seria o primeiro do Peixe.
Com o jogo pegado, os nervos ficaram à flor da pele. Yuri Alberto, que levou amarelo por falta dura em Rodrigo Fernández, levou o braço no rosto de Luiz Felipe e foi expulso. Cria da base santista, deixava o Timão com um a menos. Demonstrou excesso de vontade.
Na volta da segunda etapa, Vitor Pereira ousou. Fez 4 alterações já no intervalo. Substituiu os meio campistas, dando mais fôlego e vitalidade com Ramiro, Roni e Du Queiroz, além de Bruno Méndez como lateral para dar mais sustentação. Ficou claro que buscaria os contra-ataques com Gustavo Silva e Guedes.
O jogo seguiu disputado, até que aos 15 minutos, Lucas Barbosa, que já tinha amarelo, dividiu com Cássio. O juiz entendeu que após o goleiro encaixar, o jogador trombou deixando a perna. Segundo amarelo e vermelho para o atacante. 10 contra 10. A partida ficou morna a partir daí, com poucas chances de gol, o 0 a 0 parecia ser o resultado final.
Mas aos 43 do segundo tempo, após roubada de bola, o Corinthians saiu rápido em contragolpe. Em 5 toques a bola chegou em Roger Guedes, que disparou pela esquerda, invadiu a área e, com um chute de bico venceu o goleiro João Paulo. 1 a 0 para o Timão no apagar das luzes. Cirúrgico, o Corinthians aproveitou sua chance e saiu com os 3 pontos.
Fim de jogo. Vitória fundamental para o Timão após o trauma de quarta-feira. 3 pontos para dar um alívio e seguir buscando uma melhor colocação. Vitória de Vitor Pereira, na estratégia e na inteligência em mudar o jogo e se adaptar. Já o Peixão, perde a chance de encostar no “futuro G-8” e deve secar os rivais para continuar sonhando com a vaga.